Este conteúdo foi pensado para você que está começando a vender on-line e precisa ter ótimas fotos para divulgar sua mercadoria, mesmo sem recursos financeiros, equipamentos ou ajuda profissional.
Continue conosco para conhecer todas as dicas para tirar as melhores fotos de produtos com o seu smartphone, fazer os retoques necessários na edição e ainda entender como imagens bem produzidas podem transformar o seu negócio.
Por que tirar fotos boas dos meus produtos é tão importante?
Com fotos bem pensadas e executadas do seu produto, é possível convencer o cliente que comprar on-line é uma boa opção. Se você está achando que uma coisa não tem relação com a outra, a gente te explica.
Em uma loja física, o cliente pode olhar o produto de todos os ângulos possíveis, sentir seu material, cheiro ou consistência e até experimentá-lo, se for o caso. Todas essas coisas são impossíveis quando estamos falando de vendas on-line. Por isso, tirar boas fotos para sua loja virtual vai ajudar o comprador a entender o item que você está divulgando e decidir que ele é necessário em sua vida.
Pense nas roupas que você já comprou em e-commerces, por exemplo. Quando decidiu finalizar a compra, já tinha visualizado as fotos da peça em diversos ângulos para decidir se aquele caimento ou cor ficariam bem em você. Se não houvesse um detalhamento do produto por meio de diversas imagens, provavelmente você não teria chegado à conclusão de que ficaria bem naquele modelito.
Além do impacto direto na decisão de compra do cliente, as fotos dos seus produtos e como elas são ambientadas podem comunicar os valores da sua marca e fazer uma relação nítida com a identidade visual da sua loja.
Seja em um e-commerce ou no feed do Instagram, as fotos chamam a atenção e o padrão dá a cara de profissional que você quer que seu negócio tenha.
Dicas práticas para tirar as melhores fotos dos seus produtos
Se você acabou de se tornar um varejista virtual e ainda está com poucos recursos disponíveis, não se preocupe! Hoje, nossas dicas são pensadas para quem vai tirar fotos de produtos com o próprio smartphone.
É importante que você defina um estilo de foto para os seus produtos e tente seguir de maneira padronizada. Mas vamos às dicas que vão fazer toda a diferença, independentemente do item fotografado:
- Mostre todos os ângulos
O cliente precisa entender o que está comprando e, para sanar qualquer tipo de dúvida, é importante exibir o produto de todas as formas possíveis (frente, costas, lado, focando em detalhes que são diferenciais etc).
- Iluminação é importante, mas cuidado com o flash
Você já deve ter tirado fotos suas com flash e ficou com o rosto estourado, né? Quando toda a imagem fica muito mais branca do que deveria. Isso não é legal e também pode acontecer com os seus produtos, ocultando características importantes e tornando tudo menos atraente para o cliente.
Vale apostar na iluminação natural ou em luzes artificiais indiretas para que sua foto fique clara e nítida, mas o flash não reflita diretamente no produto.
- Mantenha as cores como elas são
Isso tem tudo a ver com o tópico anterior. Se você ilumina a sua foto com luzes amarelas ou coloridas, por exemplo, pode acabar alterando a verdadeira cor do seu produto. Por isso, utilize sempre luz natural ou branca na hora de fotografar.
Afinal, não tem decepção maior do que receber uma comprinha e perceber que a cor era diferente daquela que você imaginava, né? Assim, você evita o prejuízo de uma devolução e o trabalho causado por uma troca, além de deixar seu cliente sempre satisfeito.
- Utilize um fundo branco
Para que os olhos do usuário que está passeando pela loja estejam sempre focados na mercadoria divulgada, utilize um fundo branco para fotografar seus produtos. Se o item em si for branco, você pode utilizar um fundo colorido.
Mais do que destacar o produto, o fundo branco dá contraste e traz claridade para a imagem, ressaltando os detalhes que, com certeza, você quer que chamem a atenção. Como já te falamos, nas vendas on-line é muito importante mostrar o item com a maior fidelidade possível para vender mais.
Com uma rápida busca no Google você pode encontrar vários tutoriais que vão te ajudar a construir uma caixa de luz caseira. Esse acessório pode colaborar na hora de tirar fotos de produtos não muito grandes, com fundo branco e bem iluminados. Fica com carinha de imagem profissional, sabe?
- Se possível, use um tripé
Usar um tripé ou um suporte para celular enquanto fotografa seus produtos evita que as fotos fiquem tremidas e colabora para que saiam mais nítidas. Além disso, é um ponto a mais para a padronização, já que todas seriam tiradas do mesmo lugar e teriam o mesmo fundo.
- A edição das fotos é importante
Mesmo seguindo todos os passos dessa lista, suas fotos podem passar por edição para que recebam retoques finais e fiquem ainda melhores. Mas não precisa ser nada complexo, viu? No próprio modo de edição da câmera do celular, é possível ajustar brilho e contraste, por exemplo.
Mas se você está disposto a aprender um pouco mais sobre edição para ter resultados incríveis, ainda neste texto vamos te dar dicas de ótimos editores on-line e gratuitos!
- Mantenha uma identidade visual padronizada
É extremamente importante manter um padrão para as fotos dos seus produtos. Para o feed do Instagram, por exemplo, aposte sempre nas fotos quadradas que preenchem a tela. Nada de imagens horizontais e verticais, isso tira a coerência.
E essa dica vai além! Use sempre o mesmo filtro, a mesma maneira de mostrar o produto e, se for possível, o mesmo fundo. Essa padronização traz harmonia visual para o cliente que está passando pela sua loja e ainda profissionaliza o negócio, transmitindo mais confiança.
- Os produtos precisam de espaço!
Embora focar no produto seja extremamente importante, é preciso deixar espaços vazios ao redor dele nas fotos, a não ser quando você estiver fotografando um detalhe específico, claro.
Isso permite que o cliente visualize melhor como seria o produto, principalmente em relação ao tamanho.
Ferramentas gratuitas para edição de fotos
Já falamos durante este texto sobre a importância de tirar boas fotos dos seus produtos, mas a pós-produção faz parte desse processo e pode te ajudar a compor uma imagem com aspecto ainda mais profissional.
Mas não precisa de desesperar! Você não tem que ser um especialista no assunto para fazer pequenos retoques nas fotos e ainda pode usar seu próprio celular com aplicativos gratuitos de edição, seja no sistema iOS ou no Android.
Vale ressaltar que nunca é uma boa ideia exagerar na edição. Filtros prontos oferecidos por esse tipo de app, por exemplo, podem acabar alterando a cor do produto. A dica é focar em melhorar pequenos detalhes, sempre deixando a imagem mais parecida possível com o que seria seu “natural”, antes dos retoques.
Separamos cinco aplicativos de edição de imagem on-line gratuitos para que você possa testar e escolher quais ferramentas se ajustam melhor às suas necessidades e habilidades. Vem!
- Adobe Photoshop Express
O Adobe Photoshop Express é um app gratuito, disponível para iOS e Android, para fazer edições rápidas das fotos, desde as mais simples até as avançadas. Com ele, é possível fazer retoques específicos para deixar suas imagens com qualidade profissional.
Com alguns recursos importantes da ferramenta, é possível ajustar os níveis de intensidade do brilho e contraste de modo intuitivo e com um resultado ótimo.
- Pixlr
O Pixlr é um programa gratuito que está disponível para os sistemas Windows, Mac, Android, iOS e Windows Phone. Trata-se de uma alternativa para o Photoshop, já que traz recursos básicos e avançados que são superimportantes para a edição de fotos.
Com ele, é possível fazer a edição de camadas. Com esse recurso, você pode aplicar retoques apenas na imagem que está em primeiro plano da foto, deixando o fundo com um aspecto diferente, por exemplo.
- Canva
O Canva é um editor gratuito que permite criar peças gráficas em vários formatos para diversas mídias, seja usando modelos prontos ou criando seus próprios layouts, tudo de forma muito facilitada.
É importante dizer que o Canva possui um plano pago, chamado de Canva Pro. Mas vale testar a versão gratuita, já que nela há recursos mais do que suficientes para que você tenha uma boa foto do seu produto.
Além da versão web para computador, você pode fazer o download do aplicativo no seu celular. Tem para Android e iOS.
- Polarr
Disponível no Android, no iPhone e também em versão para desktop, o Polarr é um aplicativo gratuito em que é possível corrigir cor e iluminação das fotos.
A ferramenta também oferece filtros pré-definidos que você pode aplicar nas imagens e ainda realizar mais ajustes em cima disso, já que a edição pode ser feita em camadas.
- Fotor
Se você é um iniciante no mundo da edição de imagens, essa pode ser a ferramenta ideal para você. O Fotor permite corrigir cores, saturação e brilho das fotos, ajustes necessários em uma correção mais básica, além da possibilidade de inclusão de texto e realização de cortes e redimensionamentos.
Você pode fazer o download do app no Android ou iPhone e até utilizá-lo na web. Porém, aqui vai um ponto de atenção: o Fotor permite que você acesse, de forma gratuita, várias funcionalidades. Mas para ter acesso a todos os recursos da plataforma, é preciso assinar uma versão paga.
Quer mais dicas? Veja o vídeo!
Depois de compartilharmos com você diversas dicas para fotografar e editar as fotos dos seus produtos como um profissional, mesmo sem muitos recursos, é hora de começar a praticar.
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