Dicas para definir preços e ficar sempre no verde

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Saiba os pontos que precisam ser analisados e os cálculos necessários para precificar os produtos que serão vendidos na sua loja on-line

Realizar a precificação dos produtos é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes de uma loja, já que os valores influenciam diretamente no sucesso ou fracasso das vendas. 

A definição de preços afeta todos os setores de uma loja virtual, seja ela disponível apenas nas redes sociais ou dona de um e-commerce com mais estrutura. Esse valor impacta o fluxo de caixa, a margem de lucro e, inclusive, as despesas relacionadas ao desenvolvimento do negócio. 

É bem comum encontrar dificuldade na hora de precificar seus produtos, mas procure vencer esse obstáculo e criar um preço sólido baseado nas suas experiências e percepções como consumidor, nos testes com a sua própria loja e na análise do mercado e da concorrência. 

Mas, antes de definir um preço e sair vendendo por aí, é importante conhecer os pilares para a definição de um valor que possa manter o seu negócio e ainda gerar lucro. 

Como precificar meus produtos?

Se você está sofrendo ao tentar definir os preços dos produtos que vai comercializar, saiba que existe uma forma bem direta de estipular um valor. Apesar disso, é importante saber que o preço definido por uma fórmula não precisa ser o mesmo para sempre e pode sofrer adaptações para se enquadrar ao seu público e ao tipo de negócio que você quer construir. 

Mas vamos ao que interessa! Para chegar ao preço mínimo de um produto, calcule todos os custos necessários para colocar aquele item no mercado e defina quanto você quer lucrar em cima disso. Parece uma forma muito simplificada de chegar a um resultado, mas realmente pode funcionar. 


Agora, vamos detalhar toda a estrutura necessária para precificar o seu produto de forma correta e eficaz. 


1. Calcule os custos variáveis por produto

O primeiro passo dessa história é listar todos os custos envolvidos para que o seu produto possa estar no mercado. Se você está revendendo, por exemplo, sabe o quanto cada unidade custa porque faz a encomenda. Esse é o custo de mercadoria vendida.

Mas se você mesmo faz os seus produtos, é preciso ir um pouco mais a fundo. Analise a quantidade de matéria-prima que você tem em estoque e quantos produtos é possível fabricar com ela. O resultado desse cálculo mostra uma ideia do custo de mercadoria vendida por produto.

Não se esqueça de considerar nos custos o tempo despendido naquele negócio. Afinal, o seu trabalho também tem um preço que precisa ser incluído no cálculo.

Para saber o valor do seu tempo e incluir no preço do produto, decida o quanto você gostaria de ganhar por hora (vamos ser realistas, hein?) e divida pelo número de itens que consegue preparar ou fazer por hora. O valor resultante desse cálculo pode entrar como custo variável do produto. 

2. Acrescente a sua margem de lucro


Depois de encontrar o preço por produto vendido, você já pode incluir na conta a sua margem de lucro. O ideal é que você escolha uma porcentagem em cima dos custos variáveis, mas é importante levar dois pontos em consideração.

O primeiro deles é que, neste momento, você ainda não incluiu os custos fixos, que inevitavelmente existem em qualquer tipo de negócio. Então, você terá mais gastos para cobrir, além dos custos variáveis. 

Em segundo lugar, dê uma boa olhada no mercado e verifique se o preço do seu produto, já incluindo a margem de lucro que você definiu, ainda está dentro do valor que o público-alvo considera aceitável e está disposto a pagar. Se você simplesmente cobrar o dobro que seus concorrentes, vai ser muito difícil vender, cobrir seus gastos e, principalmente, ter algum lucro.

Quando estiver com os custos variáveis e a margem de lucro já definidos, é hora do cálculo. Divida o total de custos variáveis por 1, subtraindo a margem de lucro desejada em números decimais – se a sua margem de lucro é de 20%, você deve usar 0,2.

Portanto, a fórmula do preço final é: 

Preço final = (Custo variável por produto) / (1 – margem de lucro em decimal)


Você terá como resultado um preço de base para o seu produto, que pode ser arredondado para facilitar o dia a dia de vendas. 

3. Considere também os custos fixos

Além dos custos variáveis que já citamos aqui, você precisa considerar também aquelas despesas que sempre estarão presentes no seu negócio, independentemente da quantidade de vendas. Esses são os custos fixos.

Esses custos são parte integrante de qualquer tipo de empresa e, por isso, precisam ser considerados nos seus cálculos de preço unitário.

Faça uma lista ou relacione em uma planilha todas as informações de custo que você já possui, sendo de um lado os fixos e, do outro, os variáveis. Com esses dados em mãos, é possível calcular quantas unidades do seu produto precisam ser vendidas para alcançar o ponto de equilíbrio com o preço escolhido.

O ponto de equilíbrio vai te mostrar qual é o número mínimo de produtos que você precisa vender para que a sua empresa consiga pagar todos os custos e não ter prejuízo. Com isso, você consegue estabelecer um preço competitivo e que vai manter o seu negócio em pleno funcionamento.

Para calcular o ponto de equilíbrio, some os custos e despesas fixas e divida pela margem de contribuição. A margem de contribuição é formada pela receita menos os custos e despesas variáveis. 

Como saber que estipulei um bom preço?

Como você deve imaginar, o primeiro ponto a ser analisado para saber se você estipulou um bom preço para os seus produtos é se perguntar: eles sustentam o meu negócio? Não há como ter sucesso e manter uma empresa se a margem de lucro definida é muito alta ou muito baixa ou se a precificação feita traz prejuízo no fim das contas.

Além disso, é muito importante verificar se o preço que você definiu vai de encontro com as estratégias da empresa, analisar a concorrência e se atentar, inclusive, ao que o seu público-alvo espera. 

Com todas essas informações, é possível definir uma base de preço bem consolidada, mas é preciso entender que o valor cobrado por produto é um fator que pode e, inclusive, deve estar sempre em evolução para se ajustar ao mercado, pagar suas despesas e ainda gerar lucro. 

Não se esqueça de ouvir, sempre, o feedback dos seus clientes e utilizar essas informações a seu favor. Colocar um produto no mercado com o preço que você definiu e ver as reações a ele é a melhor forma de ter mais segurança na precificação e também de obter sucesso. 

Se você está iniciando no mundo dos negócios, vale conferir nosso conteúdo completo sobre o WhatsApp Business e como essa ferramenta pode melhorar a comunicação com os clientes e alavancar suas vendas.

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