O guia do WhatsApp Business

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Na era digital, não há como negar que os aplicativos têm se tornado grandes ferramentas de vendas pela internet, seja para a loja recém criada que existe apenas nas redes sociais ou para as marcas maiores com seus próprios e-commerces. 

Neste momento, é essencial conhecer o WhatsApp Businnes, app gratuito que, segundo seus próprios desenvolvedores, foi pensado para as pequenas empresas. 

Continue conosco para saber mais sobre a ferramenta, como baixar e configurar no seu celular e todos os recursos que vão facilitar a comunicação com o seu cliente. 

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp que já estamos acostumados a usar diariamente, mas que tem como objetivo diminuir a distância entre as empresas e seus clientes. 

No business, é possível identificar uma conta como empresarial, inserindo informações importantes como a descrição do negócio e dados de contato (e-mail, endereço físico, site etc). 

Como foi pensado para empresas, o app tem funções importantes para facilitar a interação com os clientes, que vão desde mensagens instantâneas, notificações de ausência, estatística para acompanhamento da quantidade de mensagens entregues, lidas e recebidas, até etiquetas para organizar as conversas. 

Passo a passo para configurar o WhatsApp Business 

A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a utilizar o WhatsApp Business é que ele é diferente do WhatsApp convencional, o que significa que você vai precisar baixar outro app e ter um novo número de celular para essa conta comercial. 

Sabendo disso, você já pode fazer o download do aplicativo no seu celular, seja no Google Play para dispositivos Android ou na App Store para iOS. Leia todos os termos e condições e, em seguida, clique em “Concordar e continuar”. Nesse momento, você deve digitar o número que vai usar nessa conta. 

Assim como no WhatsApp convencional, você receberá um código de verificação via SMS que deve ser digitado no campo que está na tela do aplicativo.

O WhatsApp Business vai solicitar acesso aos seus arquivos e contatos e, para continuar a instalação do app, clique em “Continuar” e “Permitir”. 

Vale lembrar que é possível transformar o seu WhatsApp pessoal em WhatsApp Business, caso queira, mantendo o mesmo número. Nesse caso, após concordar com os termos, você receberá uma mensagem de confirmação de transferência da sua conta para o modelo comercial. É só confirmar e seguir com as configurações do app. 

Funcionalidades importantes para as vendas

O WhatsApp Business foi pensado para aproximar empresas e clientes e, por isso, os recursos da plataforma podem fazer a diferença durante o atendimento e as vendas, otimizando todo o processo. 

Confira algumas funções do aplicativo que podem ser incrivelmente úteis para a sua empresa!

  1. Catálogo de produtos

Essa é uma das funções principais do WhatsApp Business e que, sem dúvidas, vai ajudar a alavancar suas vendas. Embora o processo seja um pouco demorado, isso vai profissionalizar e facilitar o dia a dia de negociações com os seus clientes.

Isso porque, sempre que alguém pedir informações sobre algum produto ou você queira divulgar uma promoção por meio de mensagens, é possível enviar um recado completo e profissional sobre o item, sem precisar ficar buscando imagens na galeria do celular ou procurando em algum caderninho a sua descrição e preço.

Para montar o seu catálogo, é importante que você tenha boas fotos dos seus produtos – e não precisa ser nada profissional se ainda não for possível, viu? Com a câmera do seu celular, boa iluminação e empenho para ter imagens padronizadas, você já consegue um ótimo resultado. 

Assim que as fotos dos seus produtos estiverem na galeria do seu celular, vá em “Configurações” no WhatsApp, em seguida em “Configurações da empresa” e “Catálogo”. Você já vai poder clicar no botão verde para “Adicionar produto ou serviço”. 

Além de enviar a foto, preencha título, valor, descrição e link de pagamento do produto. Essas são informações imprescindíveis para facilitar a vida do cliente e dar todos os detalhes possíveis sobre os itens vendidos. 

E se no seu estoque você codifica os produtos, é possível preencher essa informação no campo “código do produto”. Isso vai facilitar muito na organização interna da sua empresa, ainda que não seja útil para o cliente. 

Quando você quiser enviar um produto por mensagem para algum cliente, acesse a conversa, clique no ícone de clipe próximo ao espaço onde fica a barra para digitar, selecione “Catálogo” e escolha os itens que vai mandar. 

  1. Mensagens automáticas

As mensagens automáticas podem facilitar muito o dia a dia da comunicação via WhatsApp e ainda evitam que o cliente fique decepcionado aguardando uma resposta. Essas mensagens podem ser de saudação, ausência ou respostas rápidas. 

Na mensagem de saudação, sempre que algum usuário enviar um recado, ele recebe uma resposta automática da empresa. Você pode aproveitar esse contato inicial para descrever seu negócio e informar que irá respondê-lo o mais rápido possível. 

A mensagem de ausência é enviada quando alguém entra em contato com a sua conta fora do horário de funcionamento que foi previamente configurado. Você mesmo escreve a mensagem que se tornará padrão, então pode ser bem educado, explicando que não está disponível, mas que retornará logo. 

Por último, as respostas automáticas funcionam como atalhos para enviar mensagens padronizadas. Você pode cadastrar uma resposta que será enviada no final de cada venda, por exemplo, e cadastrar esse atalho como “/obrigado”. Sempre que digitar “/obrigado”, o WhatsApp vai te dar a opção de enviar a mensagem completa que foi cadastrada. Fácil, né? 

Se você ainda ficou em dúvida, a gente te explica: todos os atalhos funcionam no formato de “/palavra”. 

Para configurar qualquer uma dessas opções de respostas automáticas no WhatsApp Business, clique em “Menu”, em seguida em “Configurações da empresa” e em “Ferramentas de mensagem”. 

  1. Etiquetas para organizar as conversas

Graças a esse recurso, você pode fazer uma gestão muito mais eficiente das conversas no seu WhatsApp Business, já que pode criar etiquetas de classificação. 

Nas categorias, é possível separar os clientes que já efetuaram uma compra, aqueles que compram sempre, os que vieram só para saber alguma informação específica e, claro, os que tiveram um problema e que podem ter prioridade no atendimento, por exemplo. 

Assim, você pode conversar com cada tipo de cliente de forma que corresponda à sua relação com a empresa e ainda personalizar ofertas específicas para cada grupo. 

  1. Lista de transmissão

Com a lista de transmissão, é possível enviar a mesma mensagem para até 256 contatos diferentes. O recado pode informar sobre uma promoção imperdível ou até uma mudança de endereço, por exemplo.

A lista tem diversas vantagens em relação a um grupo convencional de WhatsApp, mas as principais costumam ser a sensação de importância, já que uma mensagem está sendo enviada exclusivamente para você e, a outra, é evitar a interação, muitas vezes incômoda, entre os diversos participantes de um grupo.

  1. Status do WhatsApp

O status do WhatsApp é uma seção do aplicativo voltada para publicações com duração limitada.

Tudo que for publicado no status fica visível para os contatos adicionados no seu perfil e, por isso, essa é uma ótima chance para divulgar novos produtos e promoções, sem ter que enviar mensagens diretas via lista de transmissão e parecer um pouco inconveniente.

A publicação fica disponível por 24h e seu cliente pode iniciar uma conversa com você apenas respondendo ao post. 

  1. WhatsApp Pay

Com o WhatsApp Business completamente configurado, as vendas on-line começam a acontecer e você deve estar se perguntando como finalizá-las, certo?

É aí que entra o WhatsApp Pay: função que surgiu de uma parceria com a rede de cartões Visa e que permite que os usuários façam pagamentos dentro do WhatsApp. 

Contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business podem fazer transferências ou pagamentos entre si, além de enviar ou receber dinheiro direto pelo app. 

Essas transações podem ser consultadas sempre que for preciso dentro do próprio aplicativo, clicando em “Ajustes” no menu de configurações e, em seguida, em “Pagamentos”.

  1. Links de pagamento

Ainda pensando em facilitar as vendas pelo WhatsApp e torná-las seguras, principalmente na finalização, vale ficar atento à possibilidade de utilizar um link de pagamento, como oferecido pela Payhow.

Você pode criar seu link de pagamento preenchendo o nome do produto, valor unitário e quantidade e, em seguida, acrescentar as formas de pagamento aceitas. Depois, é só copiar e colar na conversa do seu cliente via WhatsApp. 

Você ainda pode colocar o link de pagamento direto no catálogo de produtos do WhatsApp Business, facilitando ainda mais todo o processo.

Boas práticas de atendimento ao cliente

Embora o WhatsApp seja um aplicativo de mensagens instantâneas, dificilmente sair atirando recados por aí é uma atitude que irá alavancar suas vendas. Pensando nisso, vamos falar sobre tópicos importantes no planejamento e boas práticas para atendimento ao cliente nessa rede social. 

Assim como nas relações presenciais, não é legal ser invasivo no WhatsApp. Por isso, só entre em contato com os usuários que já demonstraram algum interesse nos seus produtos.

É importante, ainda, escolher um momento adequado para conversar com o cliente e esse momento pode ser justamente quando ele demonstrar interesse. Aproveite para chamar a atenção com uma condição especial ou um lançamento, por exemplo.

Seja sempre educado e gentil, mas aproveite que está usando o WhatsApp para ter uma conversa mais descontraída, ainda que profissional. O usuário do outro lado precisa sentir que está interagindo com um ser humano que está interessado naquela conversa e não com um chatbot. Mesmo dentro desse cenário mais leve, lembre-se que você está representando uma marca e precisa ser levado a sério. 

Além disso, seja rápido nas respostas e nunca deixe de responder. Ninguém gosta de ser ignorado, ainda mais quando está interessado em um produto e estamos falando de uma conta comercial. 

Use vídeos e imagens nas conversas sempre que for necessário, como para enviar mais detalhes de um produto em que o cliente está interessado, por exemplo. Mas não adianta ficar lotando a memória do celular alheio, hein? Bom senso é sempre uma boa pedida. 

Se você chegou até aqui porque a venda direta on-line tem sido o seu novo foco, não deixe de conhecer os recursos oferecidos pela Uppy! Os clientes fazem o pedido no Instagram e são direcionados para o WhatsApp do seu negócio para finalizar a compra. Tudo muito mais fácil, rápido e seguro.

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