O que devo vender no Instagram?

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Saiba como escolher um produto para começar sua loja nessa rede social e conheça 10 itens que podem ser uma boa opção.

Se você está lendo este texto, é possível que já saiba que quer fazer vendas pelo Instagram, porque percebeu o quanto a plataforma pode gerar lucro, mas ainda não definiu qual será o produto. 

E você está certo! De fato, o Instagram pode ser uma plataforma extremamente lucrativa para qualquer e-commerce ou pessoa que deseja divulgar seus produtos e serviços, já que estamos falando de mais de um bilhão de contas ativas todos os meses no mundo e da segunda rede social mais utilizada no Brasil. 

E tem mais pontos positivos na ferramenta, viu? Independentemente da sua área de atuação, o Instagram tem vantagens perfeitas para divulgar todo tipo de negócio: é dinâmico, tem forte apelo visual e ainda serve como um catálogo de inspirações. 

Se você quer transformar o seu Instagram em uma loja virtual e vender muito na internet, continue conosco para saber como escolher o produto ideal. 

Como escolher um produto para vender no Instagram? 

Já faz algum tempo que o Instagram deixou de ser apenas uma rede social para a divulgação de produtos e serviços, e essa mudança aconteceu no lançamento do Instagram Shopping, quando o canal se transformou em um verdadeiro centro de vendas. 

Se você ainda não conhece bem essa funcionalidade da rede, sugerimos que acesse nosso conteúdo exclusivo sobre Instagram Shopping, que vai te dar o guia completo da ferramenta. 

Mas é claro que você não pode perder a oportunidade de utilizar o Instagram e suas ferramentas de venda ao seu favor e, por isso, precisa escolher um produto para vender. Aqui, nós vamos te dar dicas práticas que podem ajudar muito nessa decisão.

Vale ressaltar que essas são ideias de base para que você escolha um bom produto para vender, mas não quer dizer que você não pode escolhê-lo se ele não atender a todas as especificações. Da mesma forma, não quer dizer que se você escolher um produto que atenda a todos os critérios, vai ter a maior loja virtual da internet. São dicas e não regras, combinado? Então, vamos lá!

Escolha um produto com um diferencial

Procure um produto que tenha um diferencial claro. Isso não quer dizer que você não pode vender algo que outros perfis já vendem, mas sim que o seu produto precisa ter uma vantagem marcante em relação aos outros. Essa vantagem precisa chamar a atenção dos clientes.

Selecione um bom fornecedor

Como em outros canais de venda, você vai precisar ter um bom fornecedor para vender no Instagram. Selecione as três melhores opções que encontrar e faça um comparativo de preços e características principais. 

Além disso, fique atento à qualidade do produto que esse fornecedor entrega. Ninguém quer se decepcionar ao receber o produto de uma compra on-line. 

Fique atento ao frete

Na hora de escolher o produto que será comercializado no Instagram, tente optar por coisas não tão grandes, porque o frete é mais caro e elas vão ocupar muito espaço no estoque – principalmente se forem armazenados na sua casa. 

Mas os produtos muito pequenos também têm desvantagem: a facilidade de serem perdidos ou extraviados. Tente escolher um produto de tamanho médio, ele será o ideal. 

Essas dicas também valem para o peso do produto. A maioria dos consumidores sabem que coisas mais pesadas têm o frete mais caro e, por isso, podem acabar fugindo da compra. Em contrapartida, um produto mais leve pode ser transportado com mais facilidade. 

Pense na frequência de compra do seu produto

Escolha um produto que os consumidores precisam ou querem comprar de forma recorrente. Afinal, é difícil se manter no mercado vendendo um item que as pessoas só compram uma vez, mesmo que você venda muito. 

Se você comercializar algo que será comprado de tempos em tempos, prestar um bom atendimento e fornecer um item de qualidade, é provável que o cliente volte até você quando precisar comprar de novo. 

O preço é importante

É claro que vender produtos com um ticket médio alto ajuda a aumentar o faturamento da sua loja no Instagram. Mas, para que isso seja possível, é importante que ele tenha um valor agregado – quando o que é entregue para o cliente extrapola a finalidade básica que aquele produto deveria cumprir.

Na internet, o consumidor sempre pode pesquisar por produtos mais baratos em outras lojas, por isso, é importante que o seu realmente faça valer o preço que será pago. 

Pensando nas dificuldades que um iniciante no mundo dos negócios pode ter na hora de definir o preço do seu produto, criamos um conteúdo completo com dicas para precificar nas lojas on-line. Temos certeza que vai ser útil para você!

10 produtos para vender no Instagram

Pensando nos mais vendidos do Instagram e em oportunidades para o seu novo negócio, vamos apresentar uma lista com dez produtos que você pode querer vender na sua rede social. 

Confira agora:

1. Roupas

Vender roupas pode ser um negócio extremamente lucrativo porque, como você deve estar imaginando, todo mundo precisa delas, independentemente de idade, tamanho ou gênero. 

Além disso, como todas as pessoas precisam usá-las, têm roupas para todos os gostos, o que te dá oportunidade para segmentar e vender para um nicho bastante específico. Afinal, é importante saber exatamente o que você vende e para quem. 

É claro que o fato de o Instagram ser uma plataforma extremamente visual só dá um toque a mais na venda de roupas: é a oportunidade perfeita para caprichar em cada detalhe das fotos, pensar nos ângulos e inserir descrições com todas as informações necessárias para o consumidor. 

2. Bijuterias

Assim como as roupas, o mercado de acessórios e moda em geral tem produtos que são perfeitos para serem vendidos pelo Instagram, que se encaixam nas dicas que já passamos aqui e ainda são ótimos para o apelo visual da rede.

Se você não tem uma coleção própria, vale comprar as bijuterias com um fornecedor no atacado e revender para os seus clientes. 

3. Camisetas do universo Geek

Ainda que faça parte do mundo das roupas, as camisetas do universo Geek são um nicho de mercado bem específico e que é marcado por um público fiel, que compra constantemente e que segue crescendo. 

Com o avanço de serviços de streaming como a Netflix, a “turma dos nerds” vem ganhando cada vez mais adeptos e o mundo dos quadrinhos, super-heróis e jogos chegou à moda e até aos itens de cama, mesa e banho, por exemplo.

4. Alimentos

Tem espaço para os chefs ou para quem tem uma receita especial de doce ou salgado também, viu?

Essa é uma oportunidade e tanto para conseguir lucrar com vendas no Instagram, principalmente se a comida em questão puder atender um público segmentado, como os diabéticos ou intolerantes à lactose, por exemplo.

Dá para fazer um bom planejamento de combos em promoção para festas e eventos, com fotos bonitas e bem produzidas e pensando em um cronograma de postagens. Afinal, não dá para negar que uma boa imagem sempre desperta o desejo por um lanchinho, né? 

5. Eletrônicos

No mercado dos eletrônicos, as suas vendas no Instagram podem ser focadas em celulares, computadores, smartwatches ou caixas de som, por exemplo. 

Há vários nichos que podem ser explorados e tem chances de ser bem lucrativos, já que o ticket médio costuma ser bem alto nesse tipo de venda. 

6. Casa e decoração

Quem ama produtos de cama, mesa e banho ou itens de decoração também tem lugar garantido nas possibilidades de vendas no Instagram. A variedade de produtos nesse setor é extremamente abrangente. 

Se você é habilidoso e produz itens de décor artesanais, vale apostar nisso, já que o investimento é bem menor. Além disso, produtos feitos manualmente são bem aceitos no Instagram, porque carregam consigo exclusividade e tendem a ser mais personalizados.

7. Cosméticos

Nessa categoria estão os itens de perfumaria, cosméticos e cuidado pessoal. Um mercado que, mesmo durante os tempos de crise, continua sendo um dos favoritos dos brasileiros. 

Embora seja lucrativo, é preciso selecionar seus produtos com atenção para que tenham um verdadeiro e significativo diferencial, uma vez que o setor é bem concorrido, principalmente se pensarmos na competição com grandes marcas que estão há anos no mercado. 

Novamente, vale trabalhar para atender um grupo específico de pessoas, como aqueles que têm algum tipo de alergia a cosméticos, por exemplo. 

8. Livros

Embora sejam produtos mais complicados para quem está começando, os livros são uma boa aposta para lojas no Instagram. Afinal, essa é uma rede social que está atrelada ao entretenimento, então publicações sobre livros, séries e filmes costumam chamar a atenção dos usuários e, claro, de possíveis clientes. 

9. Esporte e lazer

O Instagram pode ser o canal certo para vender on-line produtos de esporte e lazer, porque nessa rede social há muitos adeptos e admiradores das atividades ao ar livre. 

Inclusive, essa categoria tem relação direta com uma parte específica do público do Instagram: pessoas jovens e que buscam ter um estilo de vida saudável. 

10. Brechós

Se você ama plataformas como o Enjoei, talvez um brechó on-line no Instagram seja o tipo de negócio ideal para você. O estoque pode ser formado sem grande investimento inicial e montar a loja não é uma tarefa muito complicada. 

Os artigos usados já eram vendidos e bem aceitos nas redes sociais e fazem muito sucesso nos grupos do Facebook, mas agora migram para o Instagram graças à funcionalidade específica voltada para as vendas. 

Quero começar a vender no Instagram! E agora? 

Vender no Instagram e ter um negócio lucrativo vai muito além de criar um perfil empresarial na rede social. É preciso trabalhar diariamente e com dedicação para transformá-la em uma vitrine dinâmica dos seus produtos que seja atrativa visualmente e completa, principalmente em informações para os clientes. 

Mas se você ainda está em dúvida de como começar, é importante escolher um produto que tenha afinidade, tanto com o item em si quanto com seu público-alvo. Assim, fica mais fácil entender desejos e necessidades. 

Agora, se você está pronto para começar a vender pelo Instagram, cadastre-se já para criar sua lojinha na Uppy!

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