Social Commerce: conheça a estratégia que promete dar credibilidade à sua marca e ainda aumentar as vendas na loja virtual

Compartilhar:

Você já deve ter utilizado as redes sociais para saber mais informações sobre uma marca ou ver as opiniões de outros clientes, não é mesmo? E isso não acontece só na sua casa. 

Nesse cenário em que os canais digitais têm cada vez mais influência na decisão de compra dos consumidores, surge o Social Commerce – uma estratégia para que as lojas virtuais possam criar um canal de interação com o público, por meio das redes sociais, para divulgar seu negócio e aumentar as vendas. 

Continue a leitura para entender mais sobre esse conceito e quais são as vantagens para o seu negócio. 

O que é Social Commerce?

Uma pesquisa realizada pela Neotrust com os dados de compra no e-commerce durante o primeiro trimestre de 2021, mostra que as vendas on-line continuam crescendo no Brasil com um aumento de 57,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esses números ficam ainda mais evidentes quando paramos para pensar nos nossos próprios hábitos de consumo. Provavelmente, você usou os serviços de e-commerce para realizar compras on-line muitas vezes nos últimos seis meses, por exemplo. 

Mas comprar na internet pode te deixar em dúvida em muitos aspectos e, por isso, é comum realizar pesquisas para encontrar a opinião de outros consumidores sobre uma empresa ou um produto. 

“Dar um Google” ou buscar o nome de uma loja no Reclame Aqui se torna uma ação cada vez mais corriqueira. Afinal, a reputação é importante e pode impactar na realização da compra.

Depois de toda essa reflexão, chegamos a um ponto importante para entender o que é Social Commerce: sabemos que a opinião de outras pessoas é um grande fator de influência na hora de uma compra on-line. 

Então, Social Commerce é uma estratégia que tem como base o uso das redes sociais para promover uma marca ou um produto e, assim, impulsionar suas vendas. De modo bem objetivo, é criar uma integração entre o e-commerce e as redes sociais. 

As marcas devem se preocupar em criar ambientes colaborativos para que os consumidores atuais e os possíveis clientes possam interagir com a loja e compartilhar opiniões, avaliações e experiências, dando um plus com a possibilidade de comprar diretamente nesses canais – as redes sociais. 

Vale ressaltar que, quando falamos em “redes sociais”, não estamos nos restringindo apenas ao Facebook e Instagram não, viu? Vale qualquer espaço que possibilite a interação entre os consumidores, desde sites de compras coletivas, plataformas de vendas e ferramentas de avaliação de empresas e produtos. 

Tipos de Social Commerce

Há vários tipos de Social Commerce disponíveis na internet. Vamos conhecê-los agora! 

De pessoa para pessoa

A modalidade “de pessoa para pessoa” é aquela que está disponível em uma plataforma que permite que um vendedor se comunique e possa vender direto para um comprador.

Exemplos famosos desse tipo de site são o Mercado Livre, eBay e Enjoei. Lá, são os próprios vendedores que fotografam seus produtos, definem o preço, habilitam promoções e podem negociar direto com o seu consumidor. 

Nas redes sociais

É importantíssimo integrar a loja virtual às redes sociais, afinal, o cliente pode estar por lá para encontrar mais informações sobre o seu negócio e já tem a facilidade de efetuar a compra ali mesmo assim que decidir que está pronto para isso. 

É uma forma muito mais simples e rápida de direcionar os clientes para a página do item desejado que está à venda no e-commerce.  

Em redes sociais como o Facebook, Instagram e Pinterest, por exemplo, é possível criar uma vitrine com os principais itens da sua loja. É aí que entra uma ferramenta importante dessa conversa: o Instagram Shopping. 

Quando o cliente clica na foto de um produto que está disponível na sua vitrine interativa do Instagram, ele é redirecionado para a página de vendas, onde já pode efetuar a compra. 

Se você ficou interessado no Instagram Shopping, aproveite para ler o conteúdo completo sobre essa ferramenta tão importante para as vendas on-line.

Caixas de recomendação

Em uma compra on-line, sempre ficamos atentos à caixa de recomendações – aquele espaço que normalmente fica no rodapé da página para exibir a opinião de pessoas que já adquiriram determinado produto. 

Como já falamos aqui, esse tipo de comentário influencia (e muito!) a compra de novos consumidores, já que afeta diretamente a credibilidade do produto e da marca em questão. 

Grandes sites de vendas no Brasil, como o Magazine Luiza, Submarino e Saraiva, por exemplo, fazem uso dessa ferramenta. 

Influenciadores digitais

Os blogueiros, youtubers e influencers são ótimos exemplos de como o depoimento de outra pessoa sobre um produto pode influenciar a nossa decisão de compra. 

Por isso, as parcerias com profissionais desse tipo normalmente dão bons resultados para as empresas, afinal, eles já estabeleceram uma relação de confiança com o seu público. 

Nessa modalidade, é importante escolher um influenciador que esteja alinhado com os valores da sua marca e com o estilo de vida que seu público-alvo admira.

Vantagens do Social Commerce para o seu negócio

Ao utilizar o Social Commerce em uma loja virtual, você abre um canal de comunicação importantíssimo com os consumidores, podendo estreitar esse relacionamento com o público e compreender, cada vez melhor, suas expectativas e preferências. 

De todas as vantagens trazidas por esse tipo de estratégia, a maior delas, sem dúvidas, é a credibilidade. Isso porque, de opinião em opinião, você pode consolidar uma boa reputação no mercado, já que as pessoas que estão avaliando estão fazendo isso voluntariamente. É uma ótima propaganda gratuita. 

Além disso, estar presente nas redes sociais é extremamente importante, já que grande parte da população está por lá. Você pode fazer com que pessoas que têm potencial para tornarem-se clientes conheçam seu negócio.

Se fazer presente, ter credibilidade e aumentar a visibilidade do seu e-commerce são fatores essenciais para o aumento das vendas. 

Como implementar o Social Commerce?

Agora que você já sabe o que é Social Commerce, conhece as diversas modalidades e sabe da importância para o seu negócio, você deve querer saber o que é preciso para colocá-lo em prática. 

Pensando nisso, separamos dicas importantíssimas para que você consiga implementar essa estratégia e obter sucesso. Vem! 

Produza conteúdo para as redes sociais

Escolha as redes sociais que fazem sentido para o público-alvo da sua empresa. Afinal, não adianta estar presente em todos os canais se você não dá conta de administrá-los.

Quando for publicar, é essencial que seja produzido conteúdos de qualidade, ou seja, que atendam aos interesses dos seus consumidores e ainda possam ajudá-los em eventuais necessidades. Assim, você tem a oportunidade de se tornar uma autoridade em determinado assunto e, ainda, passar informações importantes sobre a sua marca e os seus produtos. 

Incentive a interação

Não há como colocar em prática uma estratégia de Social Commerce sem esforço para promover interação e engajamento dos seus seguidores nas redes sociais. 

Para que esse processo funcione, é importante apostar nas conversas com os consumidores, sempre tentando conhecê-los melhor e mostrando que a marca realmente se importa com suas opiniões. 

Uma boa forma de fazer isso no dia a dia é apostar nos conteúdos interativos ou compartilhar e comentar posts dos clientes que marcaram a loja. 

Mas aqui vem um tópico de destaque desta conversa: responda as mensagens que os clientes enviam! Não adianta se esforçar para mostrar o quanto você se importa se, na prática, as interações são ignoradas. 

Aproveite essas oportunidades para responder dúvidas e comentários, sejam eles positivos ou negativos, sempre com a maior agilidade e empatia possíveis e com uma linguagem clara.

Integre a loja virtual às redes sociais

Um passo certeiro na estratégia do Social Commerce é integrar sua loja virtual às redes sociais, permitindo que os usuários visualizem o produto e possam comprar em apenas um clique que redireciona para o e-commerce. 

Nesse momento, é importante contar com a ajuda de uma expert em criação de lojas virtuais e vendas on-line, como a Uppy. Aproveite para entrar em contato conosco e saiba como vender diretamente do Instagram com o envio do pedido via WhatsApp. Tudo muito prático e rápido para você e para os seus clientes. 

Fique atento à reputação da marca

Da mesma forma que as avaliações positivas podem ajudar na construção de uma boa reputação para uma marca, as críticas podem prejudicá-la até em maior escala. Por isso, é essencial monitorar o que as pessoas estão dizendo sobre a sua loja.  

Uma ferramenta de monitoramento famosa e muito utilizada é o Reclame Aqui. Você pode acompanhar toda vez que sua empresa é mencionada ou avaliada para responder adequadamente ou rever algumas condutas. 

Antes de responder, pense sempre no relacionamento que você deseja ter com o cliente e tome uma atitude com cuidado e atenção.

Acompanhe as novidades

As redes sociais passam por atualizações constantemente e, com elas, vêm novas ferramentas, formas de vender e interagir com os seus clientes. Por isso, é preciso estar atento às tendências do mercado, ao comportamento dos consumidores e até às ações dos seus concorrentes. 

Se estiver prestando atenção nesses pontos, você pode otimizar a sua estratégia de Social Commerce para que ela saia na frente no mercado. 

Ao longo deste texto percebemos o quanto as redes sociais já fazem parte da jornada de compra do cliente e, claro, a tendência é que essa prática continue crescendo. Diante disso, as empresas precisam se adaptar para não perder espaço no mercado e conseguir vencer a concorrência.

Posts relacionados: