Tudo que você precisa saber para usar o Instagram Shopping

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O Instagram, percebendo a necessidade crescente das marcas de vender nas redes sociais e o desejo incessante dos consumidores de comprar de forma cada vez mais facilitada, habilitou na rede social um novo recurso que permite que clientes realizem suas compras sem sair do perfil da sua marca favorita. 

Continue conosco para saber o que é o Instagram Shopping, como ele funciona, quais são seus requisitos e o passo a passo completo para habilitar o recurso no perfil da sua loja.

O que é Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso do aplicativo que permite que lojas coloquem links dos seus produtos nas fotos que são publicadas.

A tag que entra nas imagens é bem parecida com aquela que usamos para marcar usuários, mas, nesse caso, ela funciona como as etiquetas de preço convencionais que vemos nas lojas físicas, ou seja, mostram o nome e o valor do item.

O que facilita a vida do varejista é que essa tag não é apenas informativa. Ao clicar nela, o usuário é direcionado para uma loja que a marca pode habilitar no seu perfil no Instagram. 

Para acessar essa loja, o usuário pode clicar em um ícone de sacola de compras, que é uma das abas disponíveis no perfil do vendedor. É uma forma otimizada de encontrar o item desejado, sem precisar ficar rolando por todas as postagens do perfil até encontrar um produto específico e finalizar a compra. 

Como funciona?

O Instagram Shopping disponibiliza várias formas de visualização de produtos. Pode ser no feed, stories ou em filtros, além de oferecer modos diferentes para que o cliente finalize sua compra. 

Como já falamos, a ideia é facilitar e simplificar o acesso aos itens comercializados e, ainda, garantir que empresas de pequeno, médio e grande porte possam utilizar o recurso. 

Vamos te contar agora como essa ferramenta pode ser utilizada de diferentes maneiras dentro do Instagram!

No feed

O varejista pode publicar uma foto normalmente no seu feed e adicionar a marcação do produto sobre ela, com nome e preço. Quando alguém estiver passando pelo perfil da loja e clicar em uma dessas tags nas imagens, será direcionado para uma área específica dentro do Instagram que tem mais detalhes do produto selecionado. 

Nessa página exclusiva do produto, há um botão em destaque para “ver no site”, que encaminha o usuário para o e-commerce da marca para finalizar a compra do item.

E você pode facilitar ainda mais a vida do cliente com uma integração da sua loja virtual com o Instagram Shopping! Essa possibilidade de direcioná-lo para concluir a compra está presente no plano PRO da Uppy. Basta clicar aqui e começar a vender. 

Nos stories

Nos stories, tudo funciona de forma bem parecida com o feed. A conta com Instagram Shopping habilitado pode publicar um story com a tag de produtos, informando o nome e preço do item. 

O usuário que clica nessa etiqueta é direcionado para uma página exclusiva do item e pode ser direcionado para finalizar a compra, se desejar. 

Nos filtros

Se você quer usar o Instagram Shopping de uma maneira inovadora e diferenciada, este tópico é para você!

Nos stories, os filtros de realidade aumentada são aliados para que o cliente possa “experimentar” o produto. Estamos falando de itens de maquiagem, óculos, chapéus e até objetos de decoração inseridos na imagem da câmera do celular do usuário. 

Nesses filtros que podem simular o uso do produto, também é possível inserir a tag que direciona para uma página com mais informações sobre o item e que conta com um botão de compra.

Sem dúvidas, a oportunidade que o usuário recebe de testar o produto graças aos filtros de realidade aumentada vai alavancar suas chances de venda.

Minha marca não tem um site. E agora? 

Se você não tem um site, deve estar se perguntando como seus clientes vão finalizar as compras no Instagram Shopping, já que não há link para inserir nesse botão. Mas tem oportunidade para todos os tipos de empresas, inclusive os pequenos empreendedores!

As lojas que não têm site ou que decidiram vender exclusivamente pela rede social podem, na hora de cadastrar o produto, inserir um botão de checkout em substituição ao link do e-commerce. Assim, seu cliente não precisa ir para outra página para finalizar o pedido. 

O pedido pode ser concluído diretamente dentro do Instagram da marca, tornando o processo bem simples e permitindo que pequenos vendedores possam comercializar seus produtos de forma integrada e sem gastos adicionais. 

Recomendamos também que acesse a Uppy e crie uma loja online gratuita para começar, depois que iniciar evolua de plano e acelere suas vendas!

Com influenciadores digitais

O uso de influenciadores digitais vem se tornando uma das estratégias mais rentáveis quando o assunto são as redes sociais. Por isso, o Instagram Shopping tem uma ferramenta exclusiva para esse tipo de trabalho. 

Os influencers podem usar as tags de produtos nos seus posts para direcionar seus seguidores para a compra dos produtos divulgados. Então, por meio dessas pessoas, as marcas conseguem impactar um público-alvo que se relaciona com ela e que pode se tornar cliente. 

Requisitos do Instagram Shopping

Para ativar o recurso do Instagram Shopping no perfil da sua marca, é preciso atender alguns critérios estipulados pela rede social. 

Como você deve imaginar, o primeiro item que precisa de atenção é a obrigatoriedade de seguir todas as políticas da plataforma. Aproveite para verificar se o seu negócio está na lista de mercados suportados pela ferramenta, ou seja, se ela cumpre os requisitos mínimos para ser analisada e aprovada para ter a função de Compras no Instagram. 

Essa conta precisa ser comercial ou um perfil de criador de conteúdo e só produtos físicos e legais, claro, podem ser comercializados. Além disso, você precisa estar associado à página da sua loja no Facebook para cumprir o Acordo de Vendedor de Produtos Comerciais e os Requisitos de Qualificação para Comércio.

Por último, saiba que é preciso ter, pelo menos, 9 postagens no perfil para ativar a sacolinha no Instagram. 

Passo a passo para ativação do Instagram Shopping

  1. Siga os requisitos da plataforma

Se você seguiu todas as regras que passamos no tópico anterior deste artigo, inclusive a associação com a página do Facebook, vai conseguir ativar sua loja no Instagram e finalizar todo o processo necessário. 

  1. Crie seu catálogo de produtos

O catálogo de produtos é o local que armazena os dados sobre os itens que você está anunciando para vender, seja no Instagram ou Facebook. 

Para conseguir criá-lo, você precisa ter uma página no Facebook para a sua empresa (a mesma que foi associada à sua conta no Instagram). Depois, é só abrir uma conta no Gerenciador de Negócios para que possa carregar o portfólio nos seus perfis.

  1. Revise sua conta

Para que o catálogo de produtos que você criou seja ativado na sua conta, é preciso que ele passe por uma revisão. Para isso, acesse o perfil da sua marca, clique no canto superior direito da tela onde está o menu, em “Definições” e cadastre-se para o Instagram Shopping, passando por todos os passos necessários. 

Essa revisão pode ficar em andamento por alguns dias, por isso, você pode acessar novamente as definições e ir até a parte de “Compras” para verificar, durante esse período de espera, como está o status da sua solicitação. 

Ainda, antes de liberar sua conta para que você inicie as vendas, o Instagram pode entender que há necessidade de verificar se você é, de fato, o dono do domínio do site informado durante o cadastro. Se isso acontecer, a plataforma enviará uma notificação com um passo a passo que precisa ser feito para comprovar a titularidade.

  1. Ative o Instagram Shopping

Quando a revisão da sua conta for aprovada, já é hora de ativar o recurso do Instagram Shopping.

No perfil da sua loja, acesse o menu no canto superior direito da tela, clique em Definições > Negócio > Compras. Nesse momento, você já vai poder selecionar o catálogo de produtos que cadastrou anteriormente e que pretende usar nessa conta. 

Agora que a ferramenta do Instagram Shopping está liberada no perfil da sua loja, é hora de começar a publicar as fotos padronizadas e bem produzidas dos seus produtos para inserir as tags com os nomes e valores. Use e abuse do feed e stories para fazer a divulgação e aposte nas lives para o lançamento de produtos. Sabemos que você vai arrasar nas vendas!

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