Marketing de Conteúdo para lojas virtuais

Compartilhar:

Conheça mais sobre essa estratégia do mundo do Marketing Digital e saiba como utilizá-la no Instagram 

Embora o Marketing de Conteúdo seja um termo muito popular e que parece ter sido criado recentemente, é uma estratégia que existe desde os primórdios da internet.  

Trata-se de uma maneira muito positiva de informar as pessoas para que, futuramente, elas respeitem e tenham sua marca como uma referência de autoridade em determinado assunto. Assim, quem sabe, tornem-se clientes da empresa.  

A seguir, vamos te contar, afinal, o que é Marketing de Conteúdo e como utilizar essa estratégia no Instagram para alavancar as vendas da sua loja virtual.  

O que é Marketing de Conteúdo?  

Trata-se de uma estratégia do Marketing focada na produção de conteúdo para o seu público-alvo, para ajudá-lo em todo o processo de compra e, ao longo do tempo, atraí-lo de forma natural e espontânea para o seu negócio.  

O objetivo é produzir conteúdo que tenha um impacto extremamente positivo nas pessoas que você quer atingir, seja ele educacional, profissional, um tutorial ou até algo mais voltado para o entretenimento.  

Mas o que acaba gerando muita confusão em torno do Marketing de Conteúdo é a decisão de que tipo de material será produzido. Afinal, estamos muito acostumados a escrever sobre o que uma empresa faz, quais são as suas vantagens e como seu produto é melhor do que o produto da concorrência.  

É aí que você precisa ficar atento, porque o Marketing de Conteúdo busca fazer o contrário disso. Aqui, você não vai falar sobre o que sua empresa faz, mas sim sobre o que os seus clientes precisam, focando em suas dores e dificuldades.  

Sua empresa deve produzir um conteúdo completo e claro sobre determinado tema, com o objetivo de sanar dúvidas do público e ajudá-lo com suas questões. Tudo isso sem pedir nada em troca ou tentar vender o seu produto a qualquer custo.  

O Marketing de Conteúdo pode gerar um tráfego orgânico valioso – as visitas chegam ao seu site de maneira espontânea, sem que você tenha que investir em anúncios. E, além disso, o público cria uma percepção realmente positiva sobre a sua marca, já que ela está colaborando com ele, gerando e compartilhando conteúdo de qualidade e falando com autoridade sobre o assunto.  

Importância do Marketing de Conteúdo para as vendas 

É comum que pessoas sigam sua loja, mas nunca tenham comprado nada de você. Isso acontece porque, muitas vezes, aquele cliente ainda não está pronto para comprar ou ainda não se sente preparado para tomar essa decisão.  

Por meio do Marketing de Conteúdo, você “prepara o terreno” para que, quando uma pessoa estiver pronta para realizar uma compra, ela venha até a sua empresa. Essa preparação é feita colaborando para que o público solucione suas dúvidas graças às suas publicações, ganhando sua confiança e plantando a sementinha para que, no futuro, ele se sinta confortável em comprar o produto que você oferece e se lembre da sua marca.  

Conforme o conteúdo é criado e publicado, sua empresa pode ir construindo uma base de leads orgânicos – que são os dados de possíveis consumidores (como nome, telefone e e-mail) conquistados de forma espontânea.  Isso porque o conteúdo gera tráfego orgânico que, por sua vez, gera leads e seguidores que podem ser convertidos em vendas.  

Dicas para criação de conteúdo no Instagram da sua loja virtual 

Atualmente, o Instagram está entre as redes sociais mais utilizadas do mundo, mas não basta estar presente nela para que sua marca se torne conhecida. É preciso planejar uma estratégia de marketing.  

 E não adianta sair fazendo qualquer coisa não, viu? Sua empresa precisa pensar em uma estratégia sólida, que seja bem planejada e tenha uma execução eficiente. Nesse momento, o Marketing de Conteúdo aparece como uma forma muito válida de conquistar possíveis clientes.  

A seguir, vamos te contar algumas estratégias e tipos de conteúdo que você pode publicar no Instagram para tornar sua marca conhecida e vender ainda mais! 

1. Faça um calendário de postagens 

Como já falamos por aqui, não basta ter um perfil na rede social, é preciso estar atento à quantidade e à qualidade das publicações.  

Como existe uma grande variedade de conteúdos que podem ser produzidos, como um blog de conteúdo que é divulgado através do Instagram, por exemplo, criar um calendário de publicações é uma ótima alternativa para manter uma frequência na rede com bons posts.  

Para construir seu cronograma, defina o que será postado com antecedência. Você pode, inclusive, usar ferramentas (tem algumas que são gratuitas!) para automatizar as postagens por meio de agendamento para que você possa fazer outras tarefas importantes da sua empresa enquanto isso.  

2. Aposte nas postagens motivacionais 

Não adianta lotar o feed do seu seguidor com posts e mais posts sobre os seus produtos. Então, uma boa alternativa para fugir dessa prática, é apostar nas mensagens motivacionais.  

Sim, estamos falando daquela foto bonita que vem acompanhada de uma frase de efeito logo no início da semana, incentivando o usuário a ser feliz e positivo naquele dia. Mas, como sempre, sem exageros nesse tipo de publicação, hein? 

3. Busque interações 

Não é segredo para ninguém que para ter um perfil bem sucedido no Instagram é preciso ter interações. E nada melhor para conquistar esse retorno do seu seguidor do que publicar conteúdo com o qual ele se identifique.  

Por isso, novamente, não foque apenas nos seus produtos. Crie publicações com textos e fotos com que as pessoas possam se identificar. Vale memes, dicas para o dia a dia e qualquer tipo de conteúdo que faça sentido em relação ao seu público-alvo. 

4. Use e abuse dos Stories 

Você sabia que os Stories te permitem alcançar mais pessoas do que qualquer outro tipo de publicação feita no Instagram? Isso porque quando você posta algo no feed, por exemplo, nem todos os seguidores recebem, ao contrário dos Stories que sempre aparecem para todos que seguem seu perfil.  

Por isso, é extremamente válido pensar em formas de utilizar o Marketing de Conteúdo nessa seção da rede social. Por lá, você pode mostrar o dia a dia da empresa e dos seus colaboradores, gerando identificação e intimidade, criar enquetes e até pequenos storytelling para ter retorno em engajamento. 

5. Crie conteúdo para o IGTV  

O IGTV é uma plataforma de vídeos, concorrente direta do Youtube, que está atrelada ao Instagram e que possui o diferencial de só receber conteúdos com, no máximo, 10 minutos.  

Ele pode e deve ser bem utilizado dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo no Instagram. Crie produções de qualidade, com ângulos bonitos e que possam engajar ainda mais os seus seguidores.  

Nessa aba do Instagram, vale apostar em tutoriais e dicas que ensinam, na prática, algo para o seu público, já que lá os vídeos podem ser mais longos e dão espaço para isso.  

Você também pode compartilhar os vídeos do seu IGTV na sua página do Instagram. Apenas o primeiro minuto é exibido por lá, mas quem se interessar pode clicar para acessar o conteúdo completo e continuar assistindo de onde parou.  

E tem mais, viu? É possível inserir links na descrição do seu vídeo, o que é uma ótima oportunidade para direcionar seu público para o site ou para o seu blog com mais conteúdos interessantes.  

Para encerrar, precisamos te lembrar que o Marketing de Conteúdo, assim como o Marketing de forma geral, não tem uma fórmula pronta e que é preciso muita dedicação e ajustes diários para ter um negócio de sucesso e melhorar cada vez mais na sua divulgação.  

Pesquise bastante e esteja atento para entender o que seu público costuma gostar mais, para criar estratégias de médio e longo prazo baseadas nessas informações. Cada post criado pode ser analisado em termos de resultados para que você filtre qual tipo é melhor para o seu segmento.  

Agora, é hora de colocar a mente para funcionar e pensar, planejar, criar e publicar conteúdos que vão impactar positivamente o seu público-alvo!  

Posts relacionados: