A prática, aparentemente simples e que entrega resultados rápidos, pode impactar negativamente seu perfil e sua marca
Começar um perfil em uma rede social é sempre desafiador. É preciso pensar nas publicações, em como conseguir as primeiras curtidas e, claro, como conquistar seguidores.
Mesmo estando atento a todos esses pontos, pode ser que não seja uma tarefa simples crescer um perfil logo de cara e você não receba a audiência esperada. Isso tudo é frustrante, já que é claro que todo mundo quer ter uma conta que esteja bombando, principalmente no Instagram.
Nesse momento, a compra de seguidores aparece como uma solução simples, relativamente barata, rápida e, obviamente, muito tentadora, para conseguir um crescimento rápido de uma conta na rede social.
Mas essa aparente facilidade vem acompanhada de muitos pontos negativos. Continue conosco para entender porque a compra de seguidores é um mau negócio.
O que leva pessoas e empresas a comprar seguidores no Instagram?
De forma objetiva, pessoas e empresas decidem comprar seguidores no Instagram porque querem aumentar esse número de forma extremamente rápida e, se possível, imediata.
A maioria toma essa atitude por acreditar que uma conta com mais seguidores é mais “bem vista” no mercado, atraindo mais pessoas, parceiros comerciais, anunciantes e até o próprio Instagram que, nessa linha de raciocínio, passaria a promover a conta e sugerir aquele perfil para mais usuários.
Mas como você já deve estar imaginando, a situação não é tão simples assim. Isso porque o Instagram tem seu funcionamento baseado em engajamento orgânico e, por isso, não adianta ter seguidores fakes na tentativa de burlar o sistema.
Ainda neste texto, vamos te contar porque essa estratégia é uma armadilha e pode trazer riscos para a sua marca.
Então, comprar seguidores não é bom para o meu negócio?
Isso mesmo! Comprar seguidores não é uma boa estratégia para alavancar o seu negócio porque, mesmo com os grandes riscos que acompanham a ação, ela ainda não gera resultados significativos.
Como já te falamos por aqui, o Instagram mede o sucesso de um perfil pelo engajamento, ou seja, a capacidade que aquela conta tem de movimentar seus seguidores por meio de suas publicações. Isso significa que, no fim, o número de seguidores não é uma métrica tão relevante, ainda mais se ele não for real e não houver interações nas postagens.
Se você ainda está em dúvida, a gente esclarece: seguidores comprados não interagem porque são perfis falsos ou até bots – aplicações que simulam ações humanas repetitivamente e de forma padrão, como seria feito por um robô. Mesmo que uma empresa tenha comprado inúmeros seguidores e coloque uma publicação nos Stories, em um ótimo dia e horário, por exemplo, é bem provável que seu impacto seja baixíssimo durante as 24 horas em que ela estará disponível.
E, no fim, além de ter pouco engajamento, é possível que o Instagram ainda entenda que o conteúdo que você tem publicado não é interessante, já que o grande número de seguidores não é revertido em audiência para as suas postagens, impactando diretamente o alcance da conta.
E tem mais, viu? As pessoas que realmente te seguem podem rapidamente notar que algo estranho acontece no seu perfil e decidir deixar de segui-lo. O efeito contrário vai acontecendo em cascata: o número de unfollow cresce, o engajamento diminui e o Instagram sugere suas publicações cada vez menos.
Os prejuízos e riscos que acompanham a compra de seguidores no Instagram
Neste momento, você já deve ter percebido que comprar seguidores ameaça fortemente a sua credibilidade dentro do Instagram, já que as pessoas reais podem notar uma movimentação estranha no perfil. Mas os males dessa prática podem ir além.
Ao utilizar esse tipo de estratégia, boa parte dos seguidores comprados podem ser bots. E o problema está justamente aí: como estão conectados a uma conta existente, eles podem conseguir uma lista dos seus contatos e seguidores reais, podendo enviar spam e vírus, além de, em casos mais graves, efetuar o roubo de dados.
Além disso, você dificilmente vai conseguir estabelecer uma estratégia eficiente para conquistar engajamento na sua conta, porque grande parte dos seguidores serão “perfis vazios” que não interagiriam de qualquer forma.
Já quando há seguidores reais, ainda que não tão numerosos, é possível analisar o perfil do cliente que forma seu público, quando ele acessa sua conta e curte suas publicações, os Stories que assiste, quais links clicou e até quais foram convertidos em vendas. Dessa forma, com engajamento orgânico, há mais chances de ganhar destaque na rede social.
E entre os grandes riscos que alguém corre ao comprar seguidores no Instagram, está a possibilidade do seu perfil ser excluído pela rede social graças à infração dos Termos de Uso.
O guia proíbe práticas que prejudiquem o uso da rede ou possam trazer riscos para outros usuários e, por isso, o algoritmo do Instagram busca e elimina perfis falsos e bots. Contas com grande número de seguidores acabam sendo alvo durante essas ações porque a prática de comprá-los acaba fomentando a criação desse tipo de conta fake.
Como aumentar o número de seguidores sem comprá-los?
Agora, se você realmente quer aumentar o seu número de seguidores para expandir seu alcance dentro da rede social, existem algumas soluções muito melhores do ponto de vista estratégico do que a compra de seguidores.
Você já ouviu falar sobre o Instagram Ads? É um recurso oferecido pela plataforma para que você possa patrocinar suas publicações para que elas alcancem pessoas que ainda não te seguem.
Também é possível criar anúncios nos Stories e utilizar a figurinha de link para redirecionar o usuário para o seu site, e-commerce ou catálogo virtual, por exemplo. São duas ótimas formas de mostrar seu perfil e sua marca para pessoas que ainda não conhecem.
É importante lembrar sempre que ter uma conta bem desenvolvida em termos de seguidores, engajamento e até publicações leva tempo, mas que o bom trabalho traz recompensas valiosas. Os seguidores verdadeiramente conquistados tendem a continuar com você e manter o interesse pelo seu conteúdo.
Esse engajamento real pode ser convertido em maior alcance e até em aumento de vendas para o seu negócio.
Nossa dica é pesquisar bastante, ser criativo e aprimorar sua estratégia para as redes sociais, entendendo o quanto a publicação de conteúdo relevante pode alavancar o seu perfil e a sua marca.
Para continuar aprendendo sobre o assunto, confira nosso blogpost sobre Marketing de Conteúdo com dicas e estratégias para lojas virtuais no Instagram!