Dropshipping: conheça essa modalidade de negócio para lojas virtuais

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O Dropshipping é um tipo de e-commerce que tem chamado a atenção recentemente por prometer ganhos rápidos, baixo investimento inicial e não ter gestão de estoque e logística.  Embora pareça o negócio dos sonhos, essa modalidade apresenta algumas desvantagens que precisam ser levadas em consideração. 

Confira a seguir o que é Dropshipping, como ele funciona nas lojas virtuais e quais são os prós e contras desse tipo de negócio. 

O que é Dropshipping?

Se a possibilidade de vender produtos sem ter que estocá-los parece inimaginável para você, saiba que essa modalidade de negócio já existe e que pode trazer lucros. 

O Dropshipping, também conhecido como Cross Docking, é um tipo de venda em que o proprietário da loja funciona apenas como um intermediário entre o fornecedor do produto e o cliente. 

Pode ser um ótimo negócio para quem está começando e não tem um espaço disponível para estocar os produtos vendidos, além do investimento inicial ser consideravelmente baixo. 

Como funciona esse modelo de negócio para as lojas virtuais?

Se você já está ansioso para saber, na prática, como essa modalidade funciona, a gente explica!

O cliente compra o produto que deseja através de um catálogo, que pode ser a sua loja virtual, por exemplo. Ele irá pagar pelo item dentro do seu e-commerce, conforme o preço que foi definido por você.

É importante ressaltar que o consumidor só vai conhecer a sua loja, já que a operação de compra será feita ali mesmo. Toda movimentação com o fornecedor que existe por trás do pedido acontece entre a sua empresa e o fornecedor, sem interferência ou mesmo conhecimento do cliente.


Depois que a sua loja recebe o pedido e confirma o pagamento, é hora de encaminhar a solicitação para o fornecedor daquele produto e comprá-lo no preço de atacado ou em melhores condições, depende muito da negociação feita entre vocês. Nesse momento, a diferença entre o valor pago pelo cliente e o valor do item do fornecedor é o lucro que a sua loja recebe nesta transação.


Então, o fornecedor já pode dar início à sua operação. Ele aciona o setor de logística para separação do pedido no estoque e realiza a preparação do produto que será enviado para o cliente por meio de uma transportadora.


No próximo passo, o consumidor já recebe o produto que comprou e o pedido é finalizado com sucesso.

 
Vale lembrar que você pode negociar direto com o seu fornecedor para que os produtos tenham, na embalagem para transporte, a marca da sua loja virtual.


Um ponto importante dessa história que, sem dúvidas, merece atenção, é que o cliente pode, por inúmeros motivos, devolver ou solicitar a troca do seu produto. Isso porque, no Brasil, toda compra em lojas virtuais pode ser devolvida em até 7 dias após a entrega. 

Diante dessa possibilidade, é preciso negociar a condição de devolução do produto com o seu fornecedor, afinal, essa será uma responsabilidade dele que te envolve diretamente. É a sua loja que irá atender o consumidor durante a solicitação de devolução ou troca, assim como fará o reembolso se for solicitado. 

Vantagens do Dropshipping

Quando você compreende o que é Dropshipping, como ele pode funcionar em uma loja virtual e o lucro que pode ser obtido, é normal ter dúvidas sobre sua eficiência, ainda mais quando se trata de venda on-line e tudo pode parecer muito inseguro.


Mas a verdade é que esse modelo de negócio evita muita burocracia, como o controle de estoque e o processo de logística. Por isso, muitas pessoas podem considerar que o risco vale a pena. 


Para te ajudar nessa decisão, vamos te contar agora as principais vantagens do Dropshipping:

  • Baixo investimento

Empreendedores já bem estabilizados ou aqueles que só tem uma ideia que ainda não foi tirada do papel sabem muito bem a dificuldade de começar um negócio, principalmente pelo capital que precisa ser investido no início. 

Embora algum tipo de investimento seja sempre necessário, no Dropshipping ele será baixíssimo, já que você pode começar apenas com um computador que tenha acesso à internet. 

Se você acha impossível, basta pensar que a sua parte será criar um catálogo on-line onde os clientes possam visualizar os produtos e comprá-los. Todo o armazenamento e processo de entrega será feito pelo fornecedor, que ainda pode embalar os produtos de forma que divulgue a sua marca. 

  • Comodidade e eficiência

Provavelmente, você pensou que a criação de um e-commerce no tópico acima era uma complicação tanto em termos de investimento quanto em manutenção diária. 

Mas a verdade é que o seu site pode ser simples, já que sua loja não precisa se preocupar com o processamento dos pedidos. Essa é uma forma muito mais cômoda de trabalhar, sem falar na eficiência da operação, já que você vai ter tempo de sobra para se dedicar a outras partes importantes da sua empresa. 

Lembre-se que no Dropshipping, fazer uma boa divulgação com estratégias de marketing eficientes e prestar um ótimo serviço de atendimento são diferenciais importantes para que sua marca seja reconhecida no mercado. 

  • Trabalhe de onde quiser

O fato da sua loja precisar apenas de um computador conectado à internet para estar em pleno funcionamento, faz com que você possa trabalhar de onde quiser, um ponto bem importante para que empreendedores escolham essa modalidade de negócio. 

Essa facilidade também é possível porque o processamento físico do pedido está nas mãos do seu fornecedor e de suas operações logísticas. Então, você pode estar no seu escritório ou em uma grande viagem e tudo ainda vai continuar fluindo bem na loja.

  • Variedade de produtos


Já que sua loja não será a responsável por estocar os produtos, você pode oferecer no seu catálogo virtual quantos itens quiser. E a variedade pode ser um ótimo diferencial para o seu negócio.


É possível, com a ajuda de uma boa estratégia de marketing, passar a ideia de que sua loja tem tudo que as pessoas precisam.

  • Aumento da demanda sem necessidade de reestruturar sua loja


Em lojas convencionais, o aumento da demanda vem acompanhado da necessidade de mudanças significativas na estrutura do negócio. É preciso realizar a previsão das vendas, comprar mais produtos para poder revender e contratar mais colaboradores para dar conta de atender todos os pedidos.

Em um Dropshipping com loja virtual, não há esse tipo de questão. A sua demanda pode crescer à vontade, visto que toda a burocracia envolvida na entrega de mais produtos para atender os pedidos dos clientes está nas mãos do fornecedor. 

Pontos negativos do Dropshipping

Como já falamos por aqui, o Dropshipping oferece uma oportunidade e tanto de ganhar dinheiro com vendas pela internet, com pouco investimento inicial e sem ter que se preocupar com a parte burocrática do negócio.

Mas você já deve estar imaginando que nem tudo são flores e que, claro, essa modalidade de negócio também tem algumas desvantagens. Vem conferir: 

  1. Falta de controle operacional


Mesmo que estar livre da responsabilidade de cuidar do estoque e da logística seja um ponto positivo e que traz tranquilidade, ele pode dificultar muito o seu trabalho de atender bem o cliente.


Isso porque você, como lojista, não pode fazer nada para otimizar o processo de entrega, por exemplo, que poderia ser um grande diferencial do seu negócio. De certa maneira, grande parte de tudo que pode dar errado na sua empresa e impactar o cliente está nas mãos do fornecedor.


Então, você pode prestar o melhor atendimento possível e isso ser a sua marca registrada no mercado, mas ainda não vai poder controlar as operações e garantir que todo o restante seja feito com qualidade.

  1. Falta de controle de qualidade do produto


Seguindo na linha de raciocínio da falta de controle, é preciso lembrar que você, como lojista, não terá contato com o produto que está vendendo em momento algum.

Por isso, não vai poder verificar a qualidade dos itens, se estão dentro da validade ou apresentam defeitos, por exemplo. É claro que o fornecedor fica encarregado dessas tarefas, mas você não pode garantir que elas estejam realmente sendo feitas com todo o cuidado necessário.


Além disso, é importante lembrar que o consumidor que faz compras on-line tende a ser exigente. Ele gosta de receber seus produtos no menor tempo possível e em perfeito estado. Então, se houver alguma questão que gere incômodo no cliente, pode ser que apenas um bom atendimento não seja o suficiente para acalmar a situação.

  1. Produto em falta


É isso mesmo! Ainda que o fornecedor seja responsável pelo controle de estoque, pode ser que um cliente compre um produto na sua loja, efetue o pagamento e o item esteja em falta com o seu provedor.


Cancelar um pedido, principalmente depois que ele já foi pago, é uma péssima ação perante o seu cliente. É provável que ele crie uma desconfiança da loja, achando que ela nunca vai ter o que ele compra e, por isso, nunca mais volte a fazer negócio com você.

  1. Produtos sem diferenciais


É comum que os produtos comercializados em loja de Dropshipping sejam comoditizados – quando se tornam massificados e não tem diferenciação perante os clientes. Muitos lojistas dessa modalidade têm como fornecedores gigantes mais do que conhecidas no mercado, como AliExpress e Wish, por exemplo.

Embora essas empresas pratiquem preços baixos, que podem te ajudar a ter lucro, isso também significa que os produtos que você vende em sua loja não tem diferenciação e o consumidor pode encontrar facilmente em outra loja virtual.

E não dá para negar que a diferenciação é um fator importante, né? Os produtos que não têm um ponto de destaque, não são personalizados ou têm personalidade e que não têm um bom marketing acabam não chamando a atenção. Por isso, fica bem difícil criar uma relação de fidelidade com o cliente.

  1. Baixa margem de lucro


Voltamos ao ponto de que, normalmente, os produtos vendidos em Dropshipping são commodities. Isso torna mais difícil ter uma alta margem de lucro, porque os mesmos produtos podem ser encontrados com facilidade em outras lojas, então o lojista precisa definir preços competitivos para atrair os consumidores para a sua, já que o produto em si não tem um diferencial que chame a atenção.


Outro ponto que colabora para a baixa margem de lucro é que você provavelmente não vai conseguir comprar os produtos dos seus fornecedores por preços tão baixos. As lojas de grande porte conseguem comprar em maior quantidade no atacado e tendem a conquistar preços melhores, mesmo que depois comercializem pelo mesmo valor que você. 


No fim, quando se coloca no papel a diferença entre o valor de compra e de venda e ainda é preciso descontar os custos operacionais, como os investimentos em marketing, sua margem de lucro fica ainda mais reduzida.

  1. É difícil se manter a longo prazo


Com todos os obstáculos existentes no Dropshipping, como um mercado com concorrentes gigantes e bem conceituados e a falta de diferenciação nos produtos, é possível notar que esse é um tipo de negócio difícil de se manter a longo prazo.

Embora começar uma loja virtual de Dropshipping seja relativamente simples, ela não se sustenta por muito tempo. Para manter o seu negócio e fazer com que ele cresça, é importante pensar e investir em produtos próprios para se diferenciar no mercado. Se não, ela pode estagnar e, no pior dos cenários, ter que ser encerrada.

Depois de conhecer todos os prós e contras do Dropshipping, é hora de analisar cada ponto para decidir se vale a pena trabalhar com essa modalidade de negócio na sua loja virtual.

Ele não se tornou uma sensação à toa: o investimento inicial é baixo, você não se envolve na parte mais burocrática e ainda tem uma considerável economia de custos operacionais. Por outro lado, existe uma queda nesse tipo de negócio graças a grande competitividade, a dificuldade em lucrar e fazer um alinhamento de processos detalhado com os fornecedores, não ter controle sobre as operações e ainda ter que resolver todos os problemas que podem acontecer com um ótimo atendimento ao cliente.

Independentemente do tipo de negócio que você escolher, organize bem a sua gestão, busque otimizar as operações e maximizar os lucros. Já que a fórmula do sucesso não existe, o importante é sempre tentar e ajustar o que for preciso ao longo do caminho.

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