Saiba tudo sobre essa ferramenta que pode aumentar o alcance da sua marca e te ajudar a vender mais
Se você é um empreendedor, sabe exatamente como é estar sempre pensando e investindo em formas de atrair mais clientes para a sua empresa, certo?
Para te ajudar nessa tarefa, vamos te contar hoje o que é o Google Meu Negócio, como ele funciona e quais são as vantagens para a sua empresa.
Continue conosco para saber tudo sobre essa ferramenta fundamental para o business e solucione todas as suas dúvidas!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio, muito conhecido também como Google My Business, é uma plataforma do Google para cadastro de informações de empresas para que os clientes possam encontrá-las com facilidade e rapidez na web.
São as informações cadastradas por você sobre o seu negócio que vão aparecer do lado direito da página de busca do usuário no Google, sendo que é possível preencher desde fotos do estabelecimento, até seu endereço, horário de funcionamento, horários de pico, telefone, dúvidas principais, avaliações etc.
E se você sempre se perguntou como as empresas aparecem no Google Maps, a resposta está no Google Meu Negócio! Aquelas que estão cadastradas lá são as opções que aparecem na listagem de estabelecimentos próximos a sua localização atual, seja uma loja de roupas, farmácia ou restaurante.
E tem uma informação importante aqui, viu? Mesmo se o seu negócio for exclusivamente virtual, é fundamental ativar o Google Meu Negócio. Afinal, assim como as pessoas podem se informar sobre o espaço das lojas físicas, você pode utilizá-lo para melhorar ou exibir o já bom posicionamento do seu site ou e-commerce, atraindo mais clientes para a sua loja on-line.
E as vantagens não param por aí, já que o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita. Então, você pode divulgar sua empresa, aumentar a presença dela na web e permitir que os clientes te encontrem com mais facilidade, tudo isso sem ter que pagar nada.
Para que serve o Google Meu Negócio?
Atualmente, é difícil conhecer alguém que realize uma compra, principalmente se ela for on-line, sem pesquisar pelo menos o básico sobre a empresa vendedora. É nessa hora que o consumidor vai te encontrar no Google Meu Negócio.
O fato da sua empresa estar cadastrada lá e aparecer no canto direito da página de pesquisa com diversos dados e avaliações de outros clientes pode mostrar que ela tem credibilidade e é confiável, já que além de fornecer seus dados, ainda expõe as opiniões de outras pessoas sobre o negócio.
Além disso, os seus clientes podem publicar fotos dos produtos que compraram da sua empresa, o que sempre ajuda um futuro consumidor a ter uma ideia melhor do que está buscando e o que vai encontrar.
Mas aqui vai uma dica valiosa: ao finalizar uma venda, deixe um canal de comunicação aberto para solicitar que o seu cliente faça uma avaliação no Google Meu Negócio. Aos poucos, de opinião em opinião, você vai construindo uma rede sólida que passa muito mais credibilidade para os seus futuros compradores.
Passo a passo para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio
Realizar o cadastro da sua empresa e ativar o Google Meu Negócio é um processo simples, mas se você ainda não o fez, nós preparamos um passo a passo rápido para te ajudar nessa tarefa importante.
Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar Agora”. Em seguida, faça seu login usando os mesmos dados que você usa para outras contas do Google, como Gmail, Google Drive ou YouTube, por exemplo.
Mas não se preocupe! Se você ainda não tem uma conta do Google, é possível criá-la do zero. Basta clicar em “Criar conta”.
Uma vez logado, clique em “Inclua sua empresa no Google” para, em seguida, começar a adicionar as informações primárias sobre o seu negócio, como nome e telefone.
Logo depois você já pode confirmar seu endereço e, provavelmente, essa é a etapa mais trabalhosa do processo. Isso porque o Google vai te enviar um código pelos Correios e essa correspondência demora, normalmente, uma ou duas semanas para chegar até você.
Quando receber o código no seu endereço, basta voltar ao painel de controle do Google Meu Negócio e clicar no botão “Confirmar agora”. Depois, siga os próximos passos necessários, insira o código e, enfim, confirme a localização da sua empresa.
Agora estamos muito próximos do final! Com o endereço cadastrado e confirmado, você já pode terminar de adicionar outras informações, como o telefone de contato da sua empresa, horário de funcionamento, fotos do estabelecimento e o que mais achar pertinente.
Qual a importância do Google Meu Negócio para as vendas?
Nós já te contamos aqui que o Google Meu Negócio tem uma grande vantagem: a divulgação gratuita da sua empresa. Mas é claro que há outros benefícios significativos e que podem, inclusive, colaborar para que você aumente suas vendas. Vem ver!
- Mais pessoas vão conhecer sua marca
Ao ativar sua conta no Google Meu Negócio, é extremamente importante que você preencha todas as informações pertinentes para montar um perfil completo e otimizado para os seus clientes. Com isso, o alcance da sua marca vai aumentar e mais pessoas irão conhecê-la.
E tem mais! Estar com tudo cadastrado direitinho no Google Meu Negócio, principalmente em termos de localização, horário de funcionamento e fotos do estabelecimento, faz com que sua empresa se destaque na busca do Google Maps, alcançando mais pessoas e impactando possíveis clientes.
- Aumento do público potencial
Ao aumentar o alcance da sua marca, tornando-a mais conhecida pelas pessoas, você também aumenta suas chances de ganhar novos clientes.
Ter todas as informações da sua empresa cadastradas no Google Meu Negócio e as avaliações dos seus clientes faz com que outras pessoas fiquem interessadas nos seus produtos ou serviços e visitem seu estabelecimento, seja na loja física ou no e-commerce.
- Melhora da reputação e credibilidade da sua empresa
Já sabemos que com o Google Meu Negócio você aumenta a visibilidade da sua marca e consequentemente a quantidade de visitas e acessos que recebe, crescendo as chances de venda. Mas divulgar todos os dados do seu negócio, inserir fotos e, principalmente, ter boas avaliações, faz a reputação da sua empresa melhorar significativamente.
Dessa forma, os possíveis clientes se sentem seguros para comprar seus produtos e se tiverem uma boa experiência, voltam para deixar uma opinião positiva. É um ótimo ciclo.
- Use as estatísticas geradas pelo Google a favor da sua empresa
Ainda que o Google Meu Negócio seja uma plataforma gratuita, ele dá ao usuário a possibilidade de visualizar os dados de acesso da sua empresa para que sejam utilizados na estratégia de marketing.
Com ele, é possível verificar os acessos diários da sua ficha no Google My Business e comparar com os acessos do seu site, saber quais palavras os usuários estão digitando no buscador quando encontram o seu negócio e até o que fizeram depois de visualizar seus dados.
Com esse tipo de informação em mãos, você pode realizar ajustes tanto no seu perfil quanto no conteúdo publicado no seu site, para inserção das palavras-chave mais utilizadas durante a busca, por exemplo.
- O Google Meu Negócio faz toda a diferença para uma loja virtual
Se o seu negócio é exclusivamente virtual, este tópico é especial para você!
Os consumidores costumam pesquisar sobre a empresa antes de realizar suas compras on-line e é justamente nesse momento que acabam caindo no Google My Business da sua empresa para se certificar de que estão comprando em uma loja virtual confiável.
E de nada adianta estar cadastrado e não manter as informações atualizadas, viu? Ajuste os dados do seu negócio sempre que for necessário para que fique condizente com a realidade e cuide das notas baixas e reclamações que podem estar por ali sem você nem ter notado.
Entre em contato com o consumidor que deu uma opinião negativa, seja educado e compreenda o lado dele. Nas próximas vendas, melhore esses pontos delicados e, com certeza, você terá um perfil bem estruturado e com comentários que melhoram ao longo do tempo.
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que o Google Meu Negócio é fundamental para qualquer tipo de empresa atualmente, seja ela física ou virtual. Esteja sempre com essa ferramenta atualizada e bem estruturada para que o cliente possa te encontrar facilmente e sanar todas as dúvidas.
Essa dedicação faz toda a diferença e pode ser o ponto de convencimento de um cliente que ainda está decidindo entre comprar ou não, já que passa credibilidade, mostra que a empresa é organizada e que ainda responde os comentários.
Agora que você já sabe tudo que é preciso sobre o Google Meu Negócio, é hora de começar a trabalhar para que sua empresa seja cada vez mais reconhecida no mercado! E, se quiser aproveitar para saber mais sobre divulgação, aproveite para ler nosso conteúdo sobre anúncios pagos na internet e como eles podem ajudá-lo a conquistar mais público.
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