Quando se tem uma loja virtual, é preciso assumir o fato de que o seu negócio está inserido em um ambiente extremamente competitivo. Por isso, é comum que todas as empresas, principalmente aquelas que estão começando, utilizem estratégias para reforçar seu posicionamento na internet.
Um e-commerce pode ter ótimos resultados com estratégias orgânicas, mas investir em tráfego pago é fundamental para otimizar o alcance da marca.
Hoje, vamos te contar o que é tráfego pago, como ele funciona, quais são as principais plataformas digitais e as grandes vantagens que esse investimento pode trazer para o seu negócio. Confira a seguir!
O que é tráfego pago?
Tráfego pago ou os famosos anúncios na internet são formas de investir em divulgação nas plataformas de mídias digitais com o objetivo de trazer usuários potencialmente qualificados para conhecer, criar uma relação com a sua marca e, quem sabe, efetuar compras.
De forma bem simplificada, investir em tráfego pago quer dizer que você utiliza uma ferramenta de mídia, gasta determinado valor do seu orçamento nela, cria anúncios da sua empresa e faz pagamentos quando eles forem visualizados ou clicados por pessoas que estão navegando na web.
Esses anúncios são aquelas propagandas feitas em canais digitais bem conhecidos, como Google, Facebook, YouTube e Instagram. Mas você também pode investir em outra modalidade de divulgação, que são os links patrocinados — os resultados de busca que aparecem logo no topo da página do Google depois que uma pesquisa é feita.
Mas, para que os seus anúncios e links patrocinados tenham o efeito esperado, é preciso seguir alguns passos. Você sempre pode contar com o suporte de um profissional de Marketing durante esse processo, mas, caso queira aprender e começar sozinho, a gente te ajuda!
Defina um planejamento bem detalhado da sua estratégia de mídia paga. É importante escolher com sabedoria os canais, pensando em como seu público-alvo se comporta na internet.
Em seguida, você já pode decidir qual será o conteúdo da sua campanha, de novo, pensando nas pessoas que quer atingir.
Feito isso, pense em qual será o seu orçamento para o tráfego pago e distribua ao longo do tempo que a sua campanha vai durar. Mas não se esqueça: é preciso acompanhar de perto o desempenho dela para medir os resultados.
Se for preciso, mesmo que no meio do caminho, você pode realizar ajustes nas suas ações com o objetivo de ter maior alcance na sua campanha e receber resultados melhores a longo prazo.
Principais tipos de mídia paga
Se você está pensando em investir em tráfego pago, é importante saber que existem diversos canais de distribuição que podem fazer parte da sua estratégia de Marketing Digital. Hoje, vamos te apresentar três que são extremamente importantes:
- Google Ads
Os anúncios que aparecem em destaque bem no topo da página de pesquisa do Google, também conhecidos como links patrocinados, são uma das principais mídias pagas digitais.
No Google Ads, o valor pago corresponde diretamente à quantidade de cliques que seu anúncio recebe. Então, quanto mais leads (possíveis consumidores que deixam seus dados) forem convertidos, maior será o investimento e, claro, a possibilidade do aumento das vendas na sua loja on-line.
Mas não precisa se assustar! Essas cobranças podem ser realizadas dentro do seu limite mensal que já foi estipulado no orçamento de mídia paga.
Se você decidir que vai iniciar uma campanha de links patrocinados, basta acessar a ferramenta de anúncios do Google Ads, definir qual é a sua principal meta, como gerar mais vendas pelo site, por exemplo, e delimitar o alcance da sua campanha, que pode ser local ou global.
Agora, já é hora de falar sobre o anúncio em si. Adicione uma imagem com legendas curtas para o seu link patrocinado, defina qual será o limite de custo do seu anúncio mensal (de acordo com o orçamento previamente definido) e, finalmente, publique!
- Facebook Ads
A grande vantagem de anunciar no Facebook, como você deve imaginar, é reforçar o seu posicionamento dentro de uma plataforma que, segundo dados divulgados em 2021, conta com mais de 2,85 bilhões de usuários ativos no mundo.
Para ter um anúncio rodando nessa rede social, você precisa acessar a página do Facebook Business para dar início a sua campanha e definir como ela será feita, de modo semelhante ao Google Ads.
Primeiro, defina qual será o objetivo da campanha e onde o seu anúncio será veiculado, no Messenger ou no próprio Facebook, por exemplo. Em seguida, é hora de inserir o orçamento que pode ser diário ou do período total em que os anúncios serão publicados.
E aqui tem um ponto importante, viu? Você precisa escolher o formato da sua publicação paga, já que há diversas opções, que vão desde apresentações multimídia até imagens estáticas e anúncios interativos.
Com tudo isso definido, você já pode enviar o seu pedido e participar do leilão de anúncios do Facebook, que determina qual será a melhor distribuição de anúncios de acordo com o seu público e horários de publicação.
Não se esqueça que é extremamente importante mensurar os resultados. Se der certo, você já sabe como agir na próxima campanha. Se não surtir tanto efeito, é possível analisar os motivos e fazer os ajustes necessários.
- Instagram Ads
O Instagram é uma das redes que mais gera vendas no Brasil e no mundo e, por meio do Instagram Ads, é possível impulsionar seus anúncios para que eles alcancem potenciais clientes e sua demanda seja alavancada.
Nesta plataforma há diversos formatos de anúncios, mas os principais são foto, vídeo, carrossel (mais de uma imagem no mesmo post, podendo ter entre 2 e 10 imagens), coleção (álbum de fotos que você gostou, organizado de acordo com a sua preferência) e publicações via Stories.
Para poder investir em anúncios no Instagram, é preciso ter um perfil empresarial e uma conta no Facebook Business. Nessa plataforma, você poderá criar e realizar a gestão da sua divulgação paga.
Sim, no Facebook Business é possível gerenciar suas atividades tanto do próprio Facebook quanto do Instagram, inclusive, criando anúncios conjuntos. Dessa forma, você pode ampliar as suas campanhas fazendo a divisão entre as duas mídias e diversos formatos de anúncio, divulgando a sua loja virtual e até tendo a oportunidade de começar a vender direto pelo Instagram.
As vantagens do tráfego pago para a sua loja virtual
A maior vantagem de uma campanha de mídia paga é que, quando bem planejada e executada, pode trazer novos visitantes para o seu site, aumentando o tráfego e entregando uma chance concreta de aumento das vendas.
Os anúncios e links patrocinados podem gerar um tráfego alto direcionado para o seu site. Esse aumento de acessos, em partes, é convertido em clientes que vão impactar diretamente no aumento do seu faturamento no longo e médio prazo, graças às ações bem planejadas de mídia paga.
Com um tráfego maior, seu e-commerce ganha cada vez mais destaque nas ferramentas de busca e nas redes sociais, aumentando também sua relevância no mercado.
E aqui vai um fato muito positivo: depois de um tempo investindo em tráfego pago, você pode começar a reforçar as suas estratégias de mídia orgânica, ou seja, aquelas que não tem nenhum custo, como a publicação de conteúdos que buscam a interação com o público, por exemplo.
Mas se você está começando agora a sua loja virtual, nós temos uma dica importante: inicie os investimentos em mídia paga quando houver recursos financeiros suficientes para manter, nem que seja um valor mínimo, focado nessa finalidade todos os meses.
Isso porque é difícil atingir algum resultado significativo se não houver constância nas publicações impulsionadas e elas acabarem aparecendo para o consumidor de forma pontual. É quase impossível gerar lembrança de marca sem insistência.
Lembre-se que se uma análise detalhada do seu público-alvo for feita para direcionar a campanha de forma assertiva, o dinheiro for gasto e os anúncios estiverem bem estruturados, há uma tendência grande de que o seu negócio cresça exponencialmente.
É claro que esse aumento na demanda vem acompanhado da necessidade de ajustes na estrutura da sua empresa, já que os desafios logísticos, de atendimento e até de posicionamento de marketing nas redes sociais ficam cada vez maiores. É importante estar preparado para isso.
Qual é o investimento mínimo?
Antes de falarmos de valores, é importante que você saiba que há três modelos de cobrança para os anúncios em mídias digitais:
- PPC (Pay per Click ou Pague por Clique);
- CPM (Cost per Thousand ou Custo por Mil Impressões);
- CPV (Cost per View ou Custo por Visualização).
No PPC, você, como anunciante, só é cobrado quando um usuário clica ou visualiza o seu anúncio. No CPM, por sua vez, a cobrança é feita a cada mil impressões (que são vezes que a publicação apareceu para o usuário), independente dele clicar ou visualizar.
Já no CPV, uma visualização é contabilizada quando um usuário assiste pelo menos 30 segundos do seu anúncio em vídeo ou o anúncio completo se ele tiver menos de 30 segundos. Também são consideradas como visualizações as interações, como cliques em botões de chamada para ação, links, banners etc.
A maioria das ferramentas dispõe de diversos modelos de cobrança e, para tomar uma decisão, é preciso considerar quais são os objetivos da sua campanha.
Agora, vamos aos valores! Já te falamos por aqui que você pode definir o quanto vai investir em mídia paga e controlar tudo por meio de um orçamento, que pode ser diário, mensal ou quanto tempo você achar pertinente, de acordo com a sua ação de marketing digital.
No Facebook e Instagram, o mínimo de investimento é de 1 dólar por dia. No Google Ads, por sua vez, é possível criar anúncios a partir de 1 real por dia.
Para definir o seu orçamento e o valor total investido para distribuir ao longo da campanha, considere o seu objetivo e qual é sua meta em termos de vendas, considere qual será o custo por lead, a taxa de conversão em vendas e, acima de tudo, quanto sua empresa realmente pode investir nessa finalidade.
Se você quer obter resultados no marketing digital da sua loja virtual, é importante considerar a mídia paga, já que essa é uma ferramenta valiosa para geração de tráfego, leads e aumento das vendas.
Selecione quais são as melhores estratégias e canais para a sua empresa, considerando quem é o seu público-alvo e quais são os seus hábitos.
Não se esqueça que não há certo e errado e que é preciso testar para encontrar a melhor forma de investir para alcançar suas metas.
Estude bastante a sua própria loja virtual, faça um planejamento e, se achar necessário, contrate um profissional. Com certeza você irá alcançar resultados que vão alavancar o seu e-commerce.