Muitos pedidos estão sendo negados no PagSeguro

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O PagSeguro possui um complexo sistema antifraude. Sistemas como esse visam evitar que pessoas mal intencionadas usem cartões clonados ou realizem compras com cartões de outras pessoas.

Se a sua loja está tendo um alto número de pedidos negados, isso pode se dar por diferentes razões. Entre elas:

  • Endereço de cobrança – O endereço de cobrança deve corresponder ao endereço da fatura do cartão. Quando o mesmo é diferente, o nível de suspeita de fraude aumenta, pois o sistema de fraude pode entender que é outra pessoa que está realizando a compra.
  • Dados diferentes do titular do cartão – Nome, CPF, Endereço de destino é diferente do titular do cartão, isso pode acarretar na prevenção de fraude.
  • Tipo de produto vendido – Alguns produtos estão mais sujeitos à tentativa de fraude, enquanto outros não. Desta forma, produtos como eletrônicos, auto peças, créditos de celular, estão mais sujeitos a um antifraude rigoroso do que uma loja de livros universitários. Afinal, bandido não gosta muito de estudar, não é mesmo? 🙂
  • Compra inconsistente com o perfil do comprador – Empresas de cartões estão sempre analisando o perfil de compra de seus clientes. E este é um dos fatores de risco de uma transação. Isto é, quando um cliente tenta comprar algo que não condiz com seu perfil de compra.
  • Valor da compra – Valor não condiz com o perfil de despesas do comprador de forma geral ou naquela categoria.

O que fazer?

Negado pelo banco: oriente o cliente a entrar em contato com o banco para avaliar seus limites ou o motivo da negação da transação. Na maioria dos casos o problema está ligado ao limite do cartão. Em outros casos está relacionado ao tipo de despesa e requer uma habilitação manual por parte do banco. Nesses casos, o banco fará o desbloqueio e orientará o cliente a repetir a compra.

Negado pelo próprio PagSeguro: nestes casos você (lojista) deve entrar em contato com o PagSeguro informando o código da transação e solicitando mais informações sobre a razão da negação de compra. Sugiro que faça isso apenas quando o número de pedidos negados for realmente grande. Na maioria dos casos a compra teria sido negada pelo antifraude independente do meio de pagamento (Paypal, PagSeguro, etc) e raramente tem a ver com problemas relacionados à sua loja. Manter seus módulos atualizados e utilizar o modelo de aplicação também melhoram significativamente este tipo de reprovação.

Como evitar ou reduzir?

Meios de pagamento também levam em consideração a quantidade de chargebacks que ocorrem em sua conta.

Chargebacks são causados geralmente quando um cliente não reconhece a compra em sua fatura ou porque não recebeu o produto ou serviço comprado.
Para evitar esse tipo de problema, configure sua conta empresarial no PagSeguro com um nome que realmente identifique sua loja na fatura de seus clientes e os façam lembrar que realizaram aquela compra.
Isso pode ser feito acessando sua conta PagSeguro em Configurações > Meus Dados.


Por fim, lembre-se: sua compra provavelmente será negada ao usar um cartão que pertence ao titular da conta recebedora.

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