Ser um empreendedor e ter sua própria loja online exige muita responsabilidade. Afinal, são diversos pontos que precisam ser estudados, gerenciados e bem estruturados. E, fazer tudo isso sozinho, de forma manual, pode ser bem difícil. É para isso que existem os sistemas de gestão para lojas.
Nos tempos tecnológicos que vivemos atualmente, é fundamental saber usar a tecnologia a seu favor. E, em um e-commerce, assim como em lojas físicas, é imprescindível contar com gerenciamento financeiro, de estoque e entregas, entre outros.
Automatizar esses processos oferece diversos benefícios para o negócio e o empreendedor. Então, se você quer saber como deixar a rotina operacional e administrativa da sua loja mais dinâmica e menos suscetível a erros, continue lendo esse conteúdo até o final!
O que é sistema de gestão?
Sistema de gestão é um software capaz de concentrar informações de diversos setores de uma empresa em um único local, permitindo assim uma comunicação mais efetiva e otimizada. Esses softwares também automatizam serviços e processos de diferentes áreas de um negócio.
O sistema de gestão ajuda no planejamento, no controle e na coordenação de vários recursos dos setores que eles estão implementados. Dessa forma, o lojista, ou o gestor da empresa, tem maior controle sobre as finanças, as vendas, o estoque, entre outros.
Esses softwares oferecem muitos benefícios para a loja, como redução de erros e tempo para executar cada tarefa. Para saber mais sobre esses benefícios, continue lendo o conteúdo.
Tipos de sistemas de gestão
Existem dois principais tipos de sistemas de gestão. Sendo eles ERP e CRM.
O Enterprise Resource Planning (ERP), também conhecido como Planejamento de Recursos da Empresa, em português, é uma ótima ferramenta para automatizar aqueles processos mais administrativos e burocráticos, como a parte financeira da loja, por exemplo.
O ERP consegue auxiliar em processos como gestão da folha de pagamento, administrar contas a pagar e a receber, monitorar vendas, entre outros processos que podem estar relacionados ao financeiro e RH de uma empresa.
Já o CRM Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é mais voltado para a relação da loja com o cliente.
Softwares de sistemas de gestão de CRM conseguem reunir informações importantes sobre os clientes que a loja já possui. Assim, é possível entender melhor o comportamento dos clientes e criar estratégias de marketing mais assertivas.
Vantagens dos sistemas de gestão
Como citado anteriormente, de forma breve, neste conteúdo, sistemas de gestão oferecem muitas vantagens e benefícios. Vamos falar mais deles agora.
Com a implementação do sistema de gestão, existe uma redução significativa nos erros. Isso porque, a ferramenta garante integração com vários setores e informações importantes que ajudam a otimizar as tarefas.
Ao reduzir os erros, os gastos são automaticamente reduzidos também. Visto que não existirá gastos com retrabalho.
A organização e padronização de todos os processos da empresa aumentam, gerando um sistema mais dinâmico e acessível para todos que precisam ter contato com essas informações.
Como os sistemas de gestão conseguem armazenar dados de comportamento dos clientes, o atendimento passa a ser mais personalizado. Algo que todo cliente valoriza. Com isso, a loja fica mais bem vista por todos.
Sistemas de gestão de estoque
Dentre todos os sistemas de gestão, o de estoque é um dos que mais atraem os lojistas. Isso porque, com esse sistema é possível gerenciar, de forma integrada, tanto a entrada quanto a saída de mercadoria.
Com ele, é possível acompanhar todas as transações feitas na loja, evitando assim a falta de estoque de algum produto.
Outro ponto muito positivo do sistema de gestão de estoque são as informações que ele oferece através de relatórios.
Com essas informações é possível identificar quais produtos são sazonais, quais vendem mais, entre outros aspectos importantes para a criação de estratégias de vendas.
Quando usar e como escolher um sistema de gestão?
É recomendado usar sistemas de gestão em qualquer tipo de negócio, não importa qual é o seu público alvo e seu segmento. O sistema de gestão irá ajudar em diversos processos, como vimos neste conteúdo.
Conforme sua loja cresce, mais processos serão introduzidos e com isso mais responsabilidades aparecerão. Por isso, os sistemas de gestão são essenciais para garantir a qualidade da sua loja e serviço prestado aos clientes.
Agora, para saber qual sistema escolher, é preciso primeiro entender quais são as dores do seu negócio e qual sistema apresenta as melhores soluções e mais benefícios.
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