Algumas pessoas cometem o erro de acreditar que ter uma loja online é algo fácil e que não exige muito do empreendedor. Esse é um pensamento equivocado, afinal, mesmo sendo online, qualquer negócio precisa de atenção e requer muita responsabilidade.
Não basta apenas criar a loja e esperar bons resultados sem fazer nenhum esforço. Para ajudar a entender o que deve ser feito para que a loja tenha sucesso, existem os indicadores de vendas.
É através desses indicadores que os donos de lojas conseguem ter uma visão geral sobre o desempenho de toda equipe, além de contar com um panorama qualitativo e quantitativo do negócio.
São muitos os benefícios que os indicadores de vendas oferecem para um negócio. Neste conteúdo, você fica sabendo tudo sobre esses indicadores. Então, continue lendo até o final para não deixar passar nenhuma informação importante!
O que são indicadores de vendas?
Os indicadores, que também podem ser chamados de KPIs (sigla em inglês para Key Performance Indicator), ajudam nas tomadas de decisão mais precisas. E, normalmente, são separados por setor.
Essa separação por setor é uma das principais diferenças de um indicador para uma métrica comum. Por conta dessa segmentação mais específica, os indicadores são essenciais para uma análise profunda do setor.
Dessa forma, as estratégias elaboradas se tornam mais eficientes, atingindo exatamente o público alvo e levando solução para as dores dos clientes. Assim, essas estratégias e soluções também oferecem respostas positivas para o negócio. Já que com o cliente satisfeito, o negócio tem mais chance de prosperar.
Principais indicadores de vendas
Existem diversos tipos de indicadores de vendas. Quem determina quais serão usados é o dono ou gestor do negócio, com base no segmento que a empresa segue e os objetivos que ela almeja.
No entanto, existem alguns indicadores que são recomendados para todas as lojas. Podemos chamá-los de indicadores base, ou de principais indicadores.
Leads gerados é um ótimo indicador para as campanhas de marketing feitas pela sua empresa. Afinal, os leads gerados são pessoas que tiveram contato com informações sobre seu negócio e se interessaram por seu produto e serviço.
Tendo controle do indicador de lead, você entende se as ações de marketing estão sendo efetivas ou se precisam melhorar em algum ponto.
O indicador de taxa de conversão é um dos mais importantes no mundo das vendas. Isso porque ele mostra o quanto daqueles leads gerados realmente se tornaram clientes, ou seja, compraram seus produtos ou contrataram seus serviços.
Ele é fortemente usado para melhorar as tomadas de decisão e o foco nas campanhas de venda e publicidade.
O ticket médio é outro indicador com forte influência para os lojistas. Ele mostra o comportamento do cliente com a marca, mostrando a média que ele gasta por pedido.
Para aumentar o ticket médio,existem algumas práticas como por exemplo, oferecer descontos progressivos ou promoções pontuais, frete grátis promocional ou ao atingir um certo valor no pedido, criar combos de produtos, entre outros.
Também existe o indicador de ciclo de venda. Ele é importante para entender quanto tempo demora para um lead realizar a sua primeira compra na loja. Esse tempo importa porque quanto menor for a demora, mais tempo a equipe terá para buscar novos clientes.
Se o indicador mostrar que esse tempo está aumentando, significa que as campanhas de marketing não estão mais surtindo o efeito desejado.
Benefícios dos indicadores
Já foi mencionado algumas vezes neste conteúdo que os indicadores de venda ajudam nas tomadas de decisão de um negócio. Mas, é muito importante reforçar isso, visto que uma decisão tomada de forma equivocada pode atrapalhar todas as outras estratégias que o negócio pretendia pôr em prática.
Os indicadores fornecem informações e análise mais claras, detalhadas e precisas que ajudam os lojistas a entenderem o que deve ser feito ou mudado para garantir o sucesso da loja.
Com os indicadores é possível ver quais produtos vendem mais, quais canais de venda são mais eficazes e quais campanhas estão surtindo efeito ou não.
Com as análises feitas pelos indicadores, os empreendedores conseguem identificar padrões e tendências. Por exemplo, um produto pode ter um pico de procura em determinada época do ano. Assim, fica mais fácil elaborar promoções e estratégias de marketing.
Com eles, também fica mais fácil saber se as metas estipuladas serão alcançadas ou não. Caso a resposta seja negativa, é possível saber o porquê da meta não ter sido atingida. Outro ponto muito válido para os lojistas, é que os indicadores de vendas ajudam a medir o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de marketing.
Indicadores de vendas na Uppy
Como ficou claro neste texto, os indicadores são ótimas ferramentas para que os lojistas tenham insights valiosos que irão contribuir positivamente para o sucesso do negócio.
Agora, imagina criar sua loja online e contar com essas poderosas ferramentas em um único lugar? O controle fica muito mais preciso, além de ser mais conveniente para quem for fazer a gestão.
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