Apesar de não exigir conhecimento em tecnologia ou programação, vender online e ter sua própria loja virtual requer estudo e planejamento. Para ajudar aqueles que estão em busca de empreender com seu próprio negócio, criamos esse conteúdo com dicas de como vender online.
Esse mercado é muito promissor e a cada ano que passa vem ganhando mais forças no Brasil. Para se ter ideia, em 2022 o e-commerce brasileiro faturou cerca de R$ 262 bilhões, o equivalente a 1,6% a mais que o ano passado, segundo o Nielsen|Ebit.
Se você quer começar a vender online do zero, leia esse conteúdo até o final, anote todas as dicas e se planeje para um futuro de sucesso!
Dicas de como vender online do zero
Primeiro de tudo, é importante ter em mente que o sucesso não é algo milagroso e suas vendas não irão acontecer da noite para o dia sem você se esforçar. Por isso, tenha paciência e não desanime!
Outra recomendação que damos é abrir um CNPJ para o seu negócio logo de cara. Dessa forma, você irá trabalhar de maneira mais profissional. Para isso, basta formalizar seu negócio como Microempreendedor Individual (MEI).
Agora, para de fato montar sua loja e começar a vender online é preciso definir em qual nicho você irá atuar. Se sua mercadoria será um serviço ou produtos. Quem é o seu público alvo e o que ele realmente precisa.
Após ter o nicho definido, é importante criar uma marca para o seu negócio. Aqui, você precisa ter em mente qual mensagem seu negócio deseja passar para os clientes, como será o tom da comunicação e como essa comunicação será feita.
Lembre-se que o nome que você escolher para o seu negócio é a forma como você ficará conhecido. Escolha algo simples que seja fácil de ser memorizado e que tenha relação com seus produtos.
Conheça e analise seus concorrentes. Assim, você consegue ter uma base do que pode ou não dar certo. Além de já ter uma noção maior de como é o mercado que você deseja atuar.
O marketing digital é fundamental para a divulgação da sua loja. Se você não é visto, não é lembrado. Logo, não conseguirá vender muito. Por isso, invista em estratégias de marketing digital e em campanhas de vendas.
Disponibilize um bom atendimento ao cliente. É fundamental que o cliente tenha um canal para se comunicar com a loja. Seja para dar sugestões, fazer elogios ou até mesmo reclamações. O cliente precisa sentir que é ouvido.
Ter mais de uma opção de pagamento e de envio são coisas que parecem pequenas, mas que têm grande impacto na decisão de compra do cliente. Quanto mais opções, melhor para o cliente, o que consequentemente, é melhor para o seus negócios.
Tenha controle das métricas da sua loja. As métricas e os relatórios que são possíveis obter através da gestão de negócio são ótimas fontes para elaborar estratégias de vendas mais assertivas.
Benefícios de vender online
Vender online oferece muitos benefícios, o primeiro deles é o baixo investimento inicial quando comparado com um negócio físico. Para abrir um comércio físico o processo é muito mais burocrático, além de ter custos como por exemplo, aluguel, IPVA, contas de luz, água, entre outros.
Quando você cria sua loja virtual você tem mais autonomia para tocar o negócio da maneira que achar melhor. Você consegue criar suas próprias horas de trabalho e metas a serem alcançadas. No entanto, é preciso ter muita disciplina para conseguir fazer isso dar certo!
Um negócio online também possibilita maior flexibilidade. Por não precisar estar fixo em um único local, você pode escolher operar de onde quiser. Mas lembre-se que é importante que o suporte ao cliente e a loja esteja funcionando sem nenhum impedimento.
Seu negócio fica aberto 24 horas por dia, 7 dias da semana. Isso permite que muitas mais vendas sejam feitas em comparação com lojas que precisam seguir o horário comercial, por exemplo.
Onde vender online
Agora que você já sabe como vender online, chegou a hora de escolher a melhor plataforma para vender online. Com a Uppy você cria sua loja em poucos minutos e ainda conta com suporte para que suas dúvidas sejam sempre sanadas no menor tempo possível.
E, como plano PRO você consegue ter acesso a relatórios que irão ajudar nas tomadas de decisão e a entender o comportamento do seu cliente, além de muitas outras vantagens!
Entre em contato para saber como dar um UPPY nos seus negócios!