A campanha de vendas, que também pode ser chamada de campanha de incentivo de vendas, é uma série de ações que ajudam a melhorar as vendas de um negócio. Para isso, são criadas estratégias de marketing de acordo com o objetivo que o negócio espera alcançar.
Essas estratégias precisam ser aplicadas em todos os tipos de negócios, sejam eles físicos ou online. Afinal, a única maneira de chamar a atenção de um público é sendo visto. E, muito além disso, é preciso ser visto e lembrado.
Por isso, as campanhas precisam ser pensadas de forma estratégica para que o seu negócio se destaque entre os concorrentes.
Neste conteúdo vamos explicar tudo sobre as campanhas de venda e como criar uma. Então, continue lendo até o final e anote tudo direitinho aí para poder colocar em prática!
O que é campanha de vendas?
Como citado acima, a campanha de vendas é um conjunto de estratégias que buscam melhorar o faturamento de um negócio, ou seja, aumentar a taxa de conversão.
É claro que um negócio está sempre buscando atrair clientes e aumentar suas vendas, no caso de um comércio, por exemplo. No entanto, algumas situações exigem que estratégias específicas sejam criadas para obter melhor resultado.
Para isso é criada a campanha de vendas. Ela pode ser usada em situações como liquidar estoque para abrir espaço para nova coleção, lançamento de um produto novo, incentivar a compra por um canal diferente, entre outros.
A importância da campanha de vendas
Além de ajudar com o aumento da conversão, a campanha de incentivo de vendas também ajuda no fluxo de caixa. Isso porque com uma boa campanha é possível recuperar prejuízos e abraçar novas oportunidades.
Essas estratégias também impulsionam os colaboradores do comércio a saírem de suas zonas de conforto para que as ações de fato funcionem.
Entre os demais benefícios que a campanha de venda oferece para um negócio estão:
- Integração com todos os colaboradores a fim de um propósito único, além do aprendizado que esses recebem com as estratégias;
- Mostra o real valor do produto para os clientes de forma vantajosa para todas as partes envolvidas;
- Resultados positivos e um melhor entendimento do público alvo e dos clientes.
Dependendo de qual é o objetivo que o negócio deseja alcançar com a campanha de vendas, esses benefícios podem mudar. Tudo vai depender de como ela foi planejada e executada.
Campanha de vendas exemplos
Existem diferentes tipos de campanhas de incentivo de vendas. Para saber qual a melhor se encaixa no seu negócio, é preciso primeiro identificar as necessidades que precisam ser supridas.
Vale ressaltar que além dos exemplos abaixo, também existem outros tipos de campanhas. Como, por exemplo, campanhas sazonais de troca de estação ou datas especiais como dia das mães, dia dos namorados, entre outros.
Veja abaixo alguns tipos de campanha de vendas que existem.
Frete grátis
Sim, oferecer frete grátis é uma campanha de venda! O frete por muitas vezes é o motivo de abandono de uma compra. Sendo assim, oferecer o frete gratuitamente se torna muito atrativo para um possível cliente.
No entanto, é preciso criar uma estratégia para que isso não se torne um prejuízo, já que quem vai arcar com o custo é a loja. Crie situações especiais que liberem o frete grátis.
Cupom de desconto
Os cupons podem ser usados de diversas formas. Eles podem dar alguma porcentagem de desconto no valor total da compra ou até mesmo funcionar como cashback.
Normalmente, os e-commerces usam os cupons na primeira compra, como forma de fidelizar o cliente.
Pague x e leve y
Campanhas do tipo “compre um, leve dois” ou “compre x produto e leve o produto y de brinde” são ótimas para atrair mais clientes! Muitos entendem que campanhas assim são mais atrativas do que oferecer desconto.
Mas, ela envolve bastante cálculo para que a empresa não fique no prejuízo. Além do valor que a empresa irá deixar de ganhar com a venda do brinde, é preciso estudar bastante para colocar algo que seja atrativo, mas que não tenha uma procura tão alta.
Isso porque, se o produto já tem alta demanda, colocá-lo como brinde seria um tiro no próprio pé ao perder tantas vendas.
Como criar uma boa campanha
Há alguns passos que são recomendados para que a campanha de vendas tenha sucesso. O primeiro deles é ter seu objetivo claro. Por exemplo, você quer aumentar a taxa de conversão no geral ou apenas em alguma data comemorativa?
Entenda como você quer que a campanha funcione para você, para só então escolher a que melhor se encaixa.
Também é importante estabelecer prazos. Esses prazos precisam ser para o começo e o fim da campanha, assim como também é fundamental ter datas estabelecidas para fazer a análise da campanha para saber se ela está dando retorno positivo ou não.
Lembre-se de divulgar as campanhas. Afinal, é como falamos no começo deste conteúdo, quem não é visto não é lembrado. Colocar esforços e recursos em uma campanha de vendas e não contar com estratégia de marketing para divulgá-la só trará prejuízo.
Ao final de uma campanha, faça uma análise completa. Veja se todos os objetivos foram alcançados e no tempo determinado. Assim, é possível entender o que foi feito de forma correta e o que precisa ser mudado.
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