Entenda como a categorização de produtos afeta sua loja online

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A categorização de produtos faz toda a diferença na experiência de usuário. Do mesmo jeito que uma loja física desorganizada afasta os clientes, isso também pode acontecer com uma loja online.

Imagina você entrar em uma loja de departamento, em que vários tipos diferentes de produtos são vendidos, mas não existe nenhum critério de separação. Você encontra frutas junto com produtos de limpeza e material para construção, por exemplo.

Dessa maneira, uma tarefa simples pode se tornar estressante e levar muito mais tempo do que o esperado. Por isso, a organização de produtos é essencial para garantir uma boa experiência e deixar o cliente satisfeito.

O mesmo acontece com uma loja online. Um e-commerce bem organizado é mais atrativo, passa mais credibilidade e traz mais visibilidade para o negócio, Falaremos mais sobre esses pontos no decorrer do conteúdo. Então, continue lendo até o final!

O que é categorização de produtos?

Categorização de produtos é uma forma de melhor organizar as mercadorias comercializadas em uma loja física ou online. Essa organização é feita através dos nichos específicos de cada produto, e, além dessas categorias, existem também as subcategorias.

Por exemplo, uma loja online de vestuário. Nela, você pode encontrar categorias como roupas femininas, roupas masculinas, sapatos e acessórios. 

Dentro dessas categorias você pode encontrar as subcategorias de roupas de cima, que podem ter ainda mais subcategorias como por exemplo, camisetas, regatas, cropped, e assim por diante. O mesmo acontece nas outras categorias e subcategorias. 

Essa organização deixa a navegação mais dinâmica e intuitiva. Além de melhorar a experiência do usuário.

A importância e vantagens da categorização de produtos 

A organização é sim um dos pontos mais vantajosos de contar com categorias de produtos em um e-commerce. No entanto, essa não é a única vantagem que a categorização oferece. E, a organização é benéfica tanto para o comércio, quanto para os clientes.

Uma loja bem categorizada garante mais facilidade no controle de estoque, assim, as chances de um produto ficar em falta em uma loja são mínimas. Para o cliente, a busca para encontrar a mercadoria que deseja é facilitada. 

Uma boa organização de produtos também ajuda a otimizar promoções sazonais. Sejam essas promoções para datas comemorativas, como dia das mães, dia das crianças ou black friday, por exemplo, ou para as estações do ano, como roupas para verão ou inverno.

Um e-commerce com categorias de produtos bem selecionadas e organizadas tem mais chances de aumentar o ticket médio. Isso porque, com essas categorizações é mais fácil promover a venda cruzada. Ou seja, enquanto um cliente está buscando ou visualizando um produto, outro que tenha relação também aparece para ele.

As categorias também são ótimas para melhorar o SEO da sua loja online. Dessa forma, ela irá se destacar nos mecanismos de buscas, tipo o Google, e aparecer antes de seus concorrentes. 

Como criar categorias de produtos 

Mas afinal, como saber quais categorias criar e como organizar os produtos em cada uma delas? Claro que isso vai depender muito do tipo de comércio, mas existem alguns pontos que podem ajudar todo lojista nesse processo.

O primeiro passo é entender o seu público alvo, o que ele busca e como ele busca. Para isso, se coloque no lugar do cliente, pense nos caminhos que ele pode fazer para encontrar o que procura. 

Analisar a concorrência também é uma boa forma de entender o que pode ou não ser feito no seu negócio. Veja quais são as categorias mais frequentemente usadas por outras lojas do mesmo segmento que a sua. Dessa forma, fica mais fácil estruturar o seu negócio.

Não invente muito na hora de criar nomes para as categorias. Muitas vezes, apostar no simples e no comum é melhor do que querer ser diferente. As chances de alguém buscar por uma nomenclatura que só o seu negócio usa são mínimas.

Tipos de categorização de produtos

A categorização de produtos pode variar dependendo do espaço em que ela é aplicada. Por exemplo, em marketplaces, em que o mix de produtos é muito maior e mais variado, as categorias precisam ser mais amplas a fim de acomodar todos os produtos de forma organizada.

Já os e-commerces de nicho, ou seja, as lojas online, as categorias são mais segmentadas, sem exageros de subcategorias. Isso ajuda a manter a organização e a fácil navegação dos clientes. 

Seja como for, a organização de produtos em categorias é fundamental para que a loja online aumente suas vendas e conquiste a confiança dos clientes. Ao criar sua loja na Uppy, é possível categorizar seus produtos!

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