Comunicação com cliente: qual sua importância?

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A comunicação com cliente vai muito além das trocas de palavras entre um vendedor e um cliente durante o momento de compra e venda. Essa comunicação precisa ser feita antes mesmo do lead virar um cliente fidelizado, e deve continuar mesmo depois da compra finalizada. 

É essa comunicação que irá tornar a proximidade com o cliente possível. E, todo bom lojista e empreendedor sabe que quando é criada uma relação com o cliente, a chance dele comprar mais vezes com você é muito maior.

Com uma boa comunicação com o cliente, as chances de acontecer uma situação ruim são bem menores. E, estudos apontam que 71% dos compradores optam por comprar com concorrentes se sentirem que tiveram uma experiência ruim.

Continue lendo o texto até o final para saber mais sobre essa prática e como implementá-la no seu negócio!

O que é e qual a importância da comunicação com o cliente?

A comunicação com cliente é tudo que envolve formas de uma empresa, ou loja, se conectar com o consumidor final. Ou seja, engloba desde as campanhas de marketing, que são direcionadas especificamente para o público alvo da loja, como também as ações de follow-up após a transação da compra e venda ser finalizada.

O atendimento que a loja oferece também entra na comunicação com o cliente. É essencial saber como falar e o que falar para alguém que procura a sua loja. É através da forma que a pessoa é tratada que ela irá tomar uma decisão de se tornar cliente fixo ou não.

Além disso, uma pesquisa, intitulada “CX Trends 2021”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostra que 77% dos brasileiros indicam para conhecidos as lojas em que tiveram uma boa experiência e um bom atendimento.

Assim, promovendo uma boa comunicação com o cliente, a loja atrai mais clientes fidelizados e pessoas interessadas nos serviços que oferece.

Como ter uma boa comunicação

Para ter uma comunicação efetiva é preciso ter em mente algumas ações e passos que podem contribuir positivamente para isso. Como por exemplo, entender o que o seu público alvo precisa. Conhecendo as necessidades, fica mais fácil ter uma conversa clara e oferecer as soluções para as dores.

Saber escutar as sugestões, feedbacks e os pedidos dos clientes também é fundamental. Não basta pedir para que eles se envolvam com sua loja e não apresentar nada em troca disso. Seja empático, leve tudo o que for dito em consideração. 

Nunca, em hipótese alguma, abandone o cliente após a compra ser finalizada. Entre em contato para saber como foi a entrega, ou se o produto atendeu as expectativas, pergunte no que o seu negócio pode melhorar. Mostre interesse em ser sempre melhor!

Ofereça mais de um canal de comunicação, principalmente em casos de loja online. O cliente precisa sentir que tem opções de como entrar em contato. Use da tecnologia para promover uma comunicação que fique disponível 24h.

Personalize a comunicação para o seu público alvo. Não adianta falar de forma padronizada e robotizada. Assim, a comunicação nunca será clara e o laço entre loja e cliente nunca será criado.

Benefícios da comunicação com cliente

Ter uma boa comunicação com cliente, e com os possíveis clientes, oferece diversos benefícios para a loja. Confira alguns deles:

  • Uma loja com uma boa comunicação passa mais confiança e credibilidade para o mercado e os clientes. Isso ajuda a melhorar a imagem da empresa;
  • Ter uma comunicação efetiva e aberta deixa os clientes mais confortáveis em passar feedbacks sinceros que podem contribuir para o melhoramento nos processos do negócio e no atendimento;
  • A experiência do cliente melhora consideravelmente quando existe uma boa comunicação antes, durante e após a compra;
  • Todos os benefícios acima citados resultam em maior visibilidade para sua loja, de forma positiva, consequentemente, seu negócio se destaca entre os concorrentes e você ganha mais clientes.

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