A data mais esperada no mundo do comércio está chegando! A Black Friday de 2023 acontece no dia 24 de novembro e, por isso, elaboramos esse conteúdo com dicas para vender mais na Black Friday.
Essa data é muito aguardada tanto pelos lojistas e comerciantes que esperam vender mais e conquistar mais clientes, quanto pelos consumidores que desejam aproveitar os descontos para adquirirem o tão sonhado produto com um preço mais em conta.
A cada ano que passa, essa data quebra recordes de vendas pelo e-commerce, isso porque as pessoas estão acreditando mais que os descontos são reais. As lojas também passaram a entender a importância da transparência e que aquela velha história do “tudo pela metade do dobro” já não engana mais ninguém.
Se você quer aproveitar essa data para impulsionar suas vendas, continue lendo este conteúdo até o final e confira dicas para black friday!
Black Friday Brasil
A Black Friday teve sua origem nos Estados Unidos e, com o tempo, foi aderida por outros países, como por exemplo, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e, é claro, o Brasil.
A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em 2010 e desde então vem conquistando mais adeptos que esperam essa data para comprar com desconto, no caso dos clientes, e vender mais, no caso de lojistas.
Para se ter noção da importância que essa data tem para a economia do país e para o comércio, o número de transações de compra e venda que acontece na Black Friday só fica atrás das compras de presente de Natal.
Para saber mais dados e informações de como essa data impacta o país, não deixe de conferir o último tópico deste conteúdo!
Dicas para vender mais na Black Friday
Para conseguir aproveitar ao máximo o que a Black Friday tem a oferecer, é preciso se atentar a alguns pontos. Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para black friday que vão te ajudar a vender mais nesta data.
O primeiro passo é ter um bom planejamento de estoque, promoção, divulgação, comunicação com cliente, entre outros pontos. O planejamento é necessário para que você possa oferecer descontos reais de forma que não prejudique a saúde do seu negócio.
É essencial ter um bom controle do estoque da sua loja antes dessa data. Assim, é possível criar promoções para aqueles produtos que não venderam tão bem quanto o esperado. Dessa forma também é possível identificar se o produto que você pretende colocar em promoção tem uma quantidade boa para ser comercializado.
De nada adianta criar toda uma campanha e comunicação de vendas falando que um produto estará em promoção se você tem poucas unidades dele. Isso pode manchar a imagem da sua loja.
Não deixe sua loja entrar para a lista de comércios que praticam o “black fraude”, nada de aumentar os preços dos seus produtos um mês antes da Black Friday para depois vendê-los a preço normal como se estivessem com desconto. Além disso ser antiético, também pode afastar a clientela.
Por isso, é fundamental estudar a melhor forma de precificar os produtos de uma maneira que o desconto seja real e atrativo, mas que não prejudique o seu financeiro. Estude todos os custos que você tem com aquele produto e venda, e veja de onde você pode tirar alguma taxa de lucro sem causar prejuízos.
Organize sua loja online para essa data. Coloque fotos em boa qualidade, que mostrem todos os detalhes do produto e capriche na descrição de cada um deles. Isso facilita o cliente a encontrar o que procura, o que pode ajudar a aumentar suas vendas, além de passar mais credibilidade.
E, por último, mas não menos importante, ofereça diferentes tipos de formas de pagamento. Como você verá abaixo, o Pix se tornou uma das formas de pagamento mais usadas pelos brasileiros. Assim, as chances de concretizar as vendas são ainda maiores!
Dados Black Friday 2022
Os dados da Black Friday 2022 no Brasil mostram que os brasileiros estão cada vez mais aproveitando a data para realizar compras, e de diferentes formas. Confira:
- Faturamento total da Black Friday 2022 no e-commerce atingiu R$ 6,1 bilhões;
- A recompra chegou a 7,1%, superando os 4,4% de 2021;
- O Pix como forma de pagamento aumentou 142,87% em relação a 2021;
- O abandono de carrinho caiu em 12%;
- Eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios, e informática foram as categorias de produtos mais vendidos em 2022.
Agora que você já aprendeu dicas para black friday e viu como essa data é promissora, chegou a hora de ir organizar sua loja online para aproveitar esse dia! Não perca mais tempo e dê um Uppy nas suas vendas!