Saiba tudo sobre identidade visual para marcas

Compartilhar:

Existem diversos fatores no marketing que ajudam o público a tomarem a decisão de comprar ou não um produto ou serviço de uma determinada empresa. A identidade visual é um desses elementos.

É através de uma boa identidade que um comércio, por exemplo, consegue atrair mais visibilidade para si, criar uma conexão maior com seu público alvo e, assim, se destacar muito mais da concorrência. 

A identidade visual, que também pode ser chamada de comunicação visual, é formada por diversos elementos. E, é um processo que deve ser pensado e estudado com cuidado. Neste conteúdo, vamos falar tudo sobre essa estratégia de marketing.

Então, se você quer impulsionar suas vendas através da visibilidade da sua marca, continue lendo esse texto até o final! 

Identidade visual: o que é?

Sabe quando você vê dois arcos amarelos e já sabe que se trata do McDonald ‘s? Ou vê umas letras brancas em um fundo vermelho e já associa com a Coca-Cola? Isso é uma junção da identidade visual junto com a marca de uma empresa.

A identidade visual engloba diversos elementos gráficos como cores, formatos, fontes, com o objetivo de transmitir alguma mensagem. Essa mensagem pode ser a personalidade daquela marca, assim, fica mais fácil atingir o público alvo.

Essa identidade deve ser capaz de criar relação com os clientes, ativar emoções e tornar a marca reconhecível em todo lugar, apenas com poucos elementos expostos.

Qual sua importância?

São diversos os benefícios que a identidade visual oferece para a empresa. Por isso, ela se faz tão importante. No entanto, para que o impacto seja de fato um benefício, é preciso criar essa identidade com base em bastante estudo e pesquisa. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra e causar problemas para a empresa.

Isso porque, a identidade visual é o primeiro contato do público com um negócio, então, ela pode criar uma boa impressão, quando bem feita, ou criar problemas. Essa imagem criada também tem o poder de passar credibilidade e confiança para o público.

Como citado anteriormente, a identidade visual desperta sensações e emoções no público que deseja atingir. Por isso, é fundamental levar em consideração a experiência do consumidor. Assim, atrair leads qualificados fica mais fácil.

Elementos da identidade visual

Criar uma identidade visual requer tempo e pesquisa para que os elementos utilizados consigam passar exatamente a mensagem que a empresa deseja. É preciso lembrar que essa identidade será usada em todos os meios de divulgação do negócio e será assim que a empresa será lembrada.

É essencial que a identidade tenha uma ligação clara com o nome da marca, afinal, as pessoas precisam ser capazes de conseguir fazer a associação do nome com os elementos gráficos e visuais.

Nem sempre é possível usar o nome todo da marca em alguma divulgação, por isso, pensar na criação de uma logomarca é fundamental. Por exemplo, quando vemos o sinal de “check” mais arredondado, já sabemos que se trata da Nike.

O slogan é outra parte importante da identidade visual, ele pode ajudar a fixar a sua marca no inconsciente das pessoas. Frases como “abra a felicidade”, “amo muito tudo isso”, entre outras, são slogans que já estão marcados. Mesmo sem citar as marcas, já sabemos de quem se trata.

E por último, mas não menos importante, as cores usadas na comunicação visual tão têm grande peso para a identificação de um comércio.

O que levar em consideração para criar a identidade visual

Para que a identidade visual tenha coerência com a marca e com a mensagem que a empresa deseja passar, é de extrema importância entender qual é o posicionamento que ela espera ter no mercado.

Também é fundamental entender o público alvo, afinal, a identidade visual de uma marca deve conseguir conversar e atingir essas pessoas. E, o melhor jeito de isso acontecer, é sabendo quais são os interesses desse público.

É recomendado também que toda essa identidade seja criada por um profissional da área de design, já que assim, o resultado final será mais profissional e com mais técnicas que ajudam a atrair mais clientes.

Gostou de saber mais sobre a identidade visual? Aproveite também para ler mais conteúdos como esse e dicas para lojas online no blog da Uppy!

Posts relacionados: