A prática de realizar compras online caiu no gosto dos brasileiros, isso é inegável. São diversos os benefícios que a compra online oferece, como comodidade, já que não precisa mais sair de casa e ficar entrando de loja em loja atrás do produto que deseja, comparar os preços também ficou mais fácil. Agora basta alguns cliques e é possível receber o produto em casa.
Mas, para que isso realmente aconteça, a loja online precisa oferecer boas opções de frete e entrega. Algumas pessoas podem não entender a importância do frete para o e-commerce, mas existem estudos que mostram como esse ponto é crucial para as vendas dos negócios online.
Segundo relatório divulgado em 2021 pela Moonsend, cerca de 60% das compras online, em todo o mundo, foram abandonadas por conta do frete em 2020. Outra razão que também fez os clientes abandonarem suas compras foi o prazo de entrega muito longo, com 18% de abandono por esse motivo.
Neste conteúdo vamos falar mais sobre os tipos de frete e quais os erros mais comuns de acontecerem no e-commerce. Então, continue lendo para não cometê-los.
Tipos de frete para e-commerce
Existem diversos tipos de frete que um e-commerce pode oferecer para os clientes. Estes fretes podem ser promocionais, fixos, entre outros. Todos eles têm seus benefícios únicos, e, por isso, precisam ser estudados com atenção antes de ser adotado pela loja.
O frete fixo, por exemplo, para que ele não impacte negativamente o financeiro da empresa, é preciso fazer um cálculo com os dados de peso (do produto a ser enviado), quantidade, região, preço e volume. Estabelecer um preço de frete fixo sem fazer esse cálculo pode resultar em prejuízo para o negócio.
Algumas regiões possuem taxa de entrega mais caras que as outras e isso pode fazer com que alguns clientes abandonem os carrinhos. Para contornar isso, elabore algumas ações como frete gratuito nas compras em determinado valor, ou desconto em alguns produtos.
Outro jeito de contornar o frete, ou usá-lo ao favor do negócio para fidelizar cliente, é oferecer algumas condições especiais para clientes que já realizaram alguma compra na sua loja e voltaram a comprar no seu negócio. Ofereça cupom de desconto ou frete mais baixo, por exemplo.
O frete gratuito é muito atrativo para os clientes, mas se feito sem muito planejamento, ele pode se tornar uma grande dor de cabeça para o comércio. Por isso, antes de divulgar esse tipo de frete, estude bastante as opções e veja se não será um tiro no pé.
Esse tipo de frete é mais recomendado para datas específicas, como por exemplo, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, black friday. Visto que o número de compras e vendas costuma ser maior nessas datas, o que poderia compensar o valor do frete.
Erros mais comuns em relação ao frete
Engana-se, e muito, quem acha que basta dizer que irá entregar o produto para o cliente e pronto, tudo sobre o frete está solucionado. Quem trabalha dessa forma, pode ter certeza que se ainda não passou por algum problema, irá passar.
Veja a seguir alguns erros que muitos e-commerces cometem na hora da escolha do frete.
Apenas uma transportadora
Contar com uma única transportadora pode ser arriscado. Se algo acontecer com a transportadora que você trabalha, como greve dos funcionários, por exemplo, você ficará na mão e irá enfrentar atrasos na entrega, entre outros. Por isso, é preciso contar com mais transportadoras.
Muito além do transporte
Como citado, o frete não é só a entrega do produto. Existe todo um processo por trás da entrega do produto e ele é preciso ser integrado no cálculo de prazo de entrega. Fazem parte desse processo a confirmação do pagamento, a separação do produto, o preparo da embalagem correta para o envio e só então a postagem do produto.
Embalagem errada
O cálculo do frete envolve as dimensões da embalagem e o peso total dela. Por isso, é fundamental contar com o pacote ideal, visto que uma embalagem maior que o necessário pode resultar em gastos extras para quem for arcar com o frete.
Cadastramento errado de produtos
Ainda com ligação ao cálculo do frete. Se seu e-commerce tem a funcionalidade de calcular frete de forma automática, ele fará isso com base nas descrições que você forneceu na hora de cadastrar o produto.
Fazendo o cadastramento de forma errada, esse cálculo será afetado e o valor do frete pode ser incorreto, gerando dores de cabeça.
Logística reversa
Existem diferentes situações que resultam em o cliente querendo devolver ou trocar um produto. Apesar de ser uma situação comum, muitos e-commerces ainda não pensam nesse caminho inverso e não oferecem uma solução simples para que isso seja feito.
Uppy e frete para e-commerce
A Uppy oferece para todas as lojas a opção de fazer integração com o Melhor Envio. Assim, o cliente recebe de forma ágil e segura o seu pedido em casa. Além de poder fazer a cotação do frete na hora do check-out, podendo então escolher a opção que melhor atender suas necessidades.
O Melhor Envio também possibilita a opção de rastrear o produto após este ser postado, o que passa mais segurança para o cliente. E, a solução ainda conta com várias opções de transportadoras!
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