Engana-se quem acha que as vendas acabam quando a transação de compra é finalizada. Na realidade, se você quiser manter o cliente, torná-lo fixo e, com isso, promover mais visibilidade orgânica para o seu negócio, é fundamental fazer o follow up.
O follow up pode ser feito tanto para atrair um lead e torná-lo cliente, quanto para cativar alguém que já comprou com você e torná-lo fixo. Neste conteúdo, vamos focar na segunda situação.
Então, se você quer ter clientes mais satisfeitos e, consequentemente, alavancar suas vendas, continue lendo este conteúdo até o final para saber como aplicar essa prática no dia a dia do planejamento do seu negócio.
O que é follow up?
Traduzindo, follow up significa acompanhamento. E é exatamente isso que essa prática promove; o acompanhamento do cliente durante todo o processo de venda. E, o mais importante é sempre lembrar que o processo de venda não acaba quando a transação é concluída.
Durante o follow up é criado um relacionamento entre o cliente e vendedor, isso porque, essa prática deve servir também para mostrar que o cliente está amparado a todo momento e para qualquer dúvida que ele tiver.
Assim, o follow up consiste em tirar dúvidas, mostrar como os produtos e serviços funcionam, entender quais são as necessidades que o cliente busca sanar e mostrar quais são as melhores soluções para esses problemas.
Mas, como citado anteriormente, na introdução deste conteúdo, o follow up deve continuar após a venda. Isso se dá quando o vendedor continua o contato com o cliente, perguntando se o produto ou o serviço respondeu às expectativas, se está funcionando corretamente, se o cliente tem dúvidas de funcionamento ou até mesmo através de uma pesquisa de satisfação.
Desse modo, as chances de fidelizar o cliente e ele voltar a comprar no seu negócio, ou indicar seus produtos ou serviços para outras pessoas, são bem maiores!
Por que é importante?
O follow up é sempre feito pelo vendedor responsável pela situação de compra e venda, pelo responsável pelo lead ou ainda por uma equipe de marketing com foco em reter e atrair clientes para o negócio.
Seja como for, essa prática é muito importante para que o relacionamento entre cliente e vendedor se estabeleça de forma clara e que passe confiança para todos os envolvidos. Hoje em dia, criar uma relação entre o cliente e o vendedor é fundamental para o sucesso de um negócio.
Criando um bom relacionamento, que tem como base a prática do follow up, o cliente se sente mais acolhido e especial. Dessa forma, ele também se sente mais seguro em continuar comprando no seu negócio e de indicar seus produtos e serviços para outras pessoas.
Como fazer?
Mas afinal, como fazer um follow up eficiente? Neste tópico você confere alguns passos fundamentais para que a prática seja feita de forma correta para que seja possível obter bons resultados.
O follow up tem início com um contato entre o vendedor e o cliente. No entanto, esse contato deve ser feito de forma estratégica e bem pensada. Não adianta mandar uma mensagem genérica só para fazer volume.
Para isso, é recomendado coletar informações sobre o cliente, e também seu comportamento de compra, assim, é possível personalizar as mensagens de forma que ele se sinta especial. As mensagens também precisam ter informações relevantes sobre seu negócio, os produtos comercializados e promoções.
Tenha uma cadência de mensagens já estipulada. Não faça o primeiro contato sem saber como irá continuar com essa ação, tenha seus próximos passos já definidos e não espere o cliente entrar em contato com você primeiro.
Também é fundamental respeitar o espaço do cliente! Saiba qual o melhor horário e o melhor canal para fazer a comunicação. Saiba identificar também quando o cliente não quer continuar com o follow up. Insistir demais pode acarretar o resultado contrário do esperado e afastar o cliente.
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