Como fazer planejamento e-commerce para o começo do ano

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Se o fim de ano é uma época muito movimentada para o comércio, e o momento ideal para que os comerciantes possam vender o máximo de mercadoria possível, o começo do ano é completamente o oposto. 

Se o seu negócio não for voltado para materiais escolares, por exemplo, é muito provável que você perceba uma queda consideravelmente grande nas vendas nos primeiros meses do ano. Visto que nessa época as pessoas ainda estão se recuperando dos gastos com o fim de ano e, as pessoas com filhos, precisam priorizar o material das crianças.

No entanto, você não precisa passar por apuros nessa época. Com um bom planejamento e-commerce para o começo do ano, é possível passar por esse momento vendendo bem. Continue lendo este conteúdo até o final para saber como!

Importância do planejamento e-commerce

Hoje em dia tornou-se muito fácil criar uma loja online e começar o seu próprio negócio. No entanto, sem um planejamento, as chances do seu negócio dar certo e obter sucesso são pequenas. Pode acontecer da sua loja ser só mais uma dentre milhares de outras, sem nada que a destaque entre os concorrentes. 

O planejamento é essencial para que o proprietário do comércio consiga enxergar de forma clara quais são seus objetivos e o que ele precisa fazer para conseguir alcançá-los. É durante o planejamento que são estipuladas estratégias para que a marca seja consolidada dentro do mercado.

Também é durante o planejamento que os possíveis obstáculos e oportunidades de mercado para o seu negócio são analisados e ponderados mais profundamente. 

É preciso ressaltar que o planejamento e-commerce é uma ação contínua. Ele deve sim ser feito antes da loja inaugurar, mas deve continuar sendo feito ao longo dos anos. Pelo menos uma vez ao ano. 

Bom planejamento e-commerce começo do ano

Mas afinal, como montar um bom planejamento e-commerce para que as vendas no começo do ano não caiam tanto? Abaixo separamos três dicas do que pode ser feito para que o seu negócio passe por esse momento sem sofrer impactos negativos. Confira!

Relacionamento com cliente

Sabe aquele ditado do “quem não é visto, não é lembrado”? De uns tempos para cá, ele ganhou a versão do “se não está na internet, não existe”. Se os produtos que você vende não são tão procurados no começo do ano, aproveite esse momento para criar relacionamento com o cliente.

Isso pode ser feito através de posts nas redes sociais, mostrando curiosidades sobre os produtos, faça posts teasers sobre as novidades da loja para o ano que está começando, promova sorteios ou publicações de gerem interação com o público, entre outros. 

Ofertas e liquidações 

Aproveite os meses de janeiro e fevereiro para promover ofertas e liquidações. Coloque produtos na promoção e faça bastante divulgação sobre isso nos seus canais de comunicação com seus clientes.

Essa ação, além de atrair clientes e movimentar as vendas, ainda ajuda a abrir espaço no estoque para produtos novos. 

Alternativas 

Esse também é um ótimo momento para olhar para dentro do seu negócio e entender a situação em que você está e fazer algumas perguntas que podem ajudar a melhorar o desempenho da sua loja.

Faça pesquisas com pessoas que já compraram na loja, entenda se seu sistema ainda é funcional ou se precisa de atualizações. Avalie os pontos que possam estar precisando de melhorias e estude a melhor forma de fazê-las. 

Seguindo essas dicas e contando sempre com um bom planejamento e-commerce, o seu negócio tem mais chance de prosperar de forma saudável!

Para ver mais conteúdos como este e saber mais dicas para sua loja online, confira o blog da Uppy!

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