O recurso está habilitado para todos os usuários e permite o compartilhamento de links que direcionam para páginas externas
A novidade deste fim de ano para os antenados no mundo da internet e, principalmente, para os empreendedores que investem parte do seu tempo nas mídias sociais, é a figurinha de link nos Stories do Instagram. Agora, todos os usuários podem inserir links nas suas publicações que direcionam para uma página fora da rede.
A liberação da funcionalidade para qualquer perfil, e não apenas para as contas verificadas ou com mais de 10 mil seguidores, traz grandes oportunidades para criadores de conteúdo menores e pequenos negócios, que ainda não tinham direito de divulgar links com informações que gostariam de compartilhar.
O antigo “arrasta pra cima” dos Stories era um privilégio dos perfis maiores e com muitos seguidores, mas a situação mudou completamente já que agora, qualquer usuário poderá inserir links nos Stories do Instagram por meio de uma figurinha.
Neste post vamos te contar as mudanças que essa nova funcionalidade trouxe e como utilizá-la para compartilhar conteúdo relevante que pode gerar mais vendas para a sua empresa. Continue lendo!
Do “arrasta pra cima” para a figurinha de link. O que mudou?
Se você é um usuário assíduo do Instagram, provavelmente já havia percebido que o recurso de “arrastar pra cima” nos Stories só era habilitado para contas verificadas ou com mais de 10 mil seguidores.
Mas, para a felicidade de todos, a figurinha de links é mais democrática e abrangente, já que foi liberada para todos, sem exceção, permitindo que qualquer usuário direcione sua audiência para páginas externas à rede social de forma rápida e simples.
O link em formato de sticker poderá ser utilizado como as demais figurinhas do app, ou seja, pode ser redimensionado e posicionado em qualquer lugar da tela do Story, de acordo com a vontade e gosto do usuário.
E, quando comparada ao antigo “arrasta pra cima”, a figurinha traz mais uma vantagem: a possibilidade de resposta aos Stories. Antes, seus seguidores não conseguiam reagir ou enviar uma mensagem, já que essas opções eram sobrepostas pelo próprio aparecimento do link na parte inferior da tela. Não precisamos te lembrar que toda possibilidade de interação com seus clientes é sempre bem-vinda, né?
Como utilizar a figurinha de link?
Como o próprio Instagram explicou, as figurinhas “são uma parte essencial da experiência de criação de Stories” e, se você já as utilizava, a experiência com inserção de links continua bem parecida.
Para utilizar o recurso, fotografe, filme ou selecione o conteúdo que será publicado direto da sua galeria para os Stories. Na parte superior, selecione a ferramenta de figurinhas e clique no sticker “Link” para adicionar o endereço que deseja.
Depois de inserir o link, basta clicar em “Concluir” para que a figurinha apareça em cima do conteúdo selecionado anteriormente. Vale lembrar também que você pode mudar sua cor, estilo e tamanho.
E nem adianta tentar inserir mais de uma figurinha de link no mesmo Story, viu? O Instagram só permite uma por publicação. Mas, se você já utilizava um link na Bio no seu perfil, pode continuar normalmente e ainda usar e abusar da figurinha nos Stories.
Mas, se na hora de digitar houve um deslize e a URL saiu errada, saiba que infelizmente não é possível corrigir. Para fazer o ajuste, será necessário excluir a figurinha e inseri-la novamente no seu Story com o link certo.
Vantagens para as vendas on-line
A nova figurinha de link, justamente por ser mais abrangente que a função anterior, pode ser uma grande vantagem para que empreendedores divulguem seu trabalho, promoções e lançamentos e consigam se engajar com sua ausência no Instagram.
Se você ainda não tem uma loja cadastrada na rede social, por exemplo, pode aproveitar o novo sticker para inserir links dos seus produtos nos Stories.
Dá para direcionar seu seguidor para um link externo, seja para um e-commerce ou um catálogo virtual e aproveitar a oportunidade para divulgar seu produto ou serviço. É uma grande chance de alavancar suas vendas!
Mas vale ficar atento, hein? A rede social já anunciou que usuários que violarem repetitivamente ou de forma severa as políticas do Instagram, divulgando links que direcionam para páginas de spam ou que propaguem desinformação podem perder o acesso à funcionalidade de inserção de link nos Stories.
Como a figurinha de link pode, na prática, divulgar o meu negócio?
Agora que qualquer um de nós pode inserir link nos Stories do Instagram, pode parecer que o processo se tornou muito simples e que basta colocar uma URL na sua publicação para que seu negócio seja inundado por vendas. Mas você já deve imaginar que não é bem assim que as coisas funcionam.
É importante lembrar que seu perfil na rede social vai estar disputando a atenção do seu seguidor com outras milhões de contas, isso se considerarmos apenas o Brasil. Além disso, a maioria dos usuários está rolando o feed apenas para se distrair e não necessariamente para acessar seu blogpost mais recente ou para comprar seu produto que está em período de lançamento.
Por isso, trouxemos dicas práticas para que seus usuários, de fato, queiram clicar no link que você está divulgando e acessem mais informações sobre a sua empresa ou produto. Vamos lá?
O Instagram é uma rede social essencialmente visual e isso você já sabe. Dentro dos Stories a situação não é diferente. Por isso, você precisa que sua publicação se destaque e que o usuário do outro lado da tela não te passe para o lado sem ter sido fisgado pelo que você está oferecendo.
Vale apostar em templates chamativos e bonitos visualmente e se esforçar para estimular o engajamento para prender a atenção dos seguidores. Sabe aquelas enquetes em que cada Story traz uma nova pergunta? É disso que estamos falando.
É possível construir um storytelling, mesmo que curtinho e mais visual, sendo que só a última postagem direciona para o link que você está oferecendo.
Além disso, uma dica importante é humanizar as suas publicações. Todo mundo gosta de ver que, do outro lado do perfil daquela marca, existe uma pessoa antenada nas trends e memes do momento e que está pensando com carinho e atenção naqueles Stories.
E tem mais informação importante, viu? Você também pode alavancar seu negócio divulgando a sua loja Uppy no Instagram, seja no link presente na bio do seu perfil, nas etiquetas do Instagram Shopping e, claro, nas figurinhas de link dos Stories!
Se você ainda não tem a sua, basta se cadastrar gratuitamente. Por lá, é possível vender qualquer tipo de produto, desde roupas e acessórios até docinhos caseiros, passando muito mais credibilidade para seus clientes e recebendo o pedido detalhado direto no seu WhatsApp.
As redes sociais de maneira geral e, agora, os Instagram Stories, são uma importante ferramenta de comunicação com os seus seguidores e, por isso, vale pensar e investir em posts criativos para que o seu negócio tire o maior proveito possível da possibilidade de inserir links nessas publicações. Afinal, um bom relacionamento com o cliente sempre pode conduzir a mais vendas.